Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do ensino médio participam da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo 2021

por anrsanto publicado 24/03/2021 12h00, última modificação 24/03/2021 14h41

Alunos das três turmas de ensino médio do Colégio Piracicabano, orientados pelo professor de química, Cleiton dos Santos Mattos, participam este ano da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo 2021 (OQSP). A competição tem participação voluntária e o objetivo de estimular o interesse dos estudantes pela ciência.

Na primeira fase, realizada no último dia 5 de março, os alunos divididos em grupos de até cinco pessoas elaboraram redação temática e realizaram experimentos nos laboratórios do Colégio. As 100 melhores redações são selecionadas para a segunda fase do evento.

Representam o Colégio Piracicabano os alunos do ensino médio: Ana Luiza Caetano Machado e Marcos Antonio Santana Cruz, pela 1ª série, Chioma De Oliveira Muozoba, pela 2ª série, e Bruna Leite Lima, Carolina Massarutto Cavarsan, Deborah Gris da Silva Pereira, Luiza Lino Monforte Miranda e Rafaela Netti Silva Domingues, pela 3ª série.

Segundo destacou o professor Cleiton, ao longo da primeira etapa da competição, os alunos ficaram empolgados com a realização dos experimentos e alguns se sentiram verdadeiros cientistas.

Os temas das redações definidos para cada turma foram: contaminação dos oceanos com óleo (1ª série do EM), dessalinização da água do mar (2ª série do EM), acidificação do oceano pelo aumento de gás carbônico na atmosfera e consequente danificação dos corais e do ecossistema (3ª série do EM).

O resultado dos estudantes selecionados para a 2ª etapa da Olimpíada será divulgada até o dia 15 de maio.

2ª ETAPA – A segunda fase da competição consiste na realização de prova de química no Instituto de Química da USP, em São Paulo, a ser aplicada no dia 12 de junho. A premiação da 2ª etapa acontece na mesma data. Além da premiação com medalhas, a OQSP concede vaga aos vencedores na Olimpíada Brasileira de Química.

Texto: Assessoria de Comunicação
Fotos: acervo Colégio Piracicabano