Alunos do ensino médio visitam as cavernas do Petar
Passeio recente feito às cavernas do Petar, no Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira, entre as cidades paulistas de Apiaí e Iporanga, proporcionou a 51 alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Piracicabano uma experiência transformadora em relação à vivência em grupo e acesso a diferentes frentes do conhecimento.
O grupo conheceu, entre 30 de agosto e 1º de setembro, o sítio Arapongas e suas cavernas e os núcleos Santana e Ouro Grosso - principais tours de visitação do Petar. Além das cavernas, o passeio incluiu cachoeiras, piscinas naturais, boia-cross e muita conversa com os nativos da região e contato com seus artesanatos.
Luiza Gomes da Silva, 15, do 1º A, apreciou as visitas às cavernas. "Não existe nada parecido no Brasil. É muito diferente", diz ela. Conviver com os amigos em uma rotina diária também fez parte do aprendizado, diz o estudante do 1º B, Lucas Severino Morallis, 15. "Criamos uma intimidade que não existia nem mesmo entre os amigos de colégio. Solidariedade é uma palavra que resume bem o momento."
TRADIÇÃO
O colégio promove o passeio há cerca de 15 anos com foco nos estudos interdisciplinares. Os estudantes aprenderam sobre a história do município de Apiaí; geologia, recursos minerais, relevo e relações humanas (geografia); clima, fauna e vegetação (biologia); formação das cavernas de calcário e das estalactites e estalagmites (química); reflexão sobre consumismo (ensino religioso); além de ensinamentos sobre filosofia e artes.
Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 01/09/2012