Alunos do ensino médio ampliam estudos em visita às cidades históricas mineir
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Minas Gerais recebeu mais uma vez os alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Piracicabano para uma viagem de estudos e vivência social. Com um roteiro passando pelas cidades históricas, durante sete dias os jovens conheceram cidades como, Ouro Preto, Tiradentes e Congonhas do Campo, e participaram de atividade de campo no Pico do Itacolomi, com uma caminhada de aproximadamente 15 quilômetros.
"Destaco as belíssimas igrejas barrocas e a oportunidade de conhecermos alguns desenhos poucos conhecidos de Salvador Dali, expostos em Ouro Preto", destaca o professor de filosofia, Taitson dos Santos, que acompanhou os alunos juntamente com Elcy Pecorari (literatura), Mário Zenero (geografia) e Paulo Alberto Balbino dos Santos (história).
O professor Taitson relata que todas as disciplinas do ensino médio estiveram, direta ou indiretamente, envolvidas no projeto Barroco Mineiro - nome da viagem de estudos. "Tivemos uma oficina sobre a linguagem simbólica da matemática religiosa com o professor Erasmo dos Santos (matemática), além de intervenções mais diretas dos professores de filosofia, geografia, história e literatura", destaca Taitson.
Para aluna Letícia Franco Savino, 16, do 2ºA, a experiência proporcionada nas visitas ao Museu da Inconfidência Mineira e a descida da Mina de Ouro foi marcante. "Estes são dois lugares que me chamaram atenção porque pude ver um pouco mais sobre os assuntos inconfidência e mineração, conteúdos muito abordados em sala de aula e sobre os quais pudemos aprofundar os estudos", relata Letícia.
Há cerca de duas décadas o Colégio Piracicabano vem realizando este projeto perpetuado anualmente frente à importância de oportunidade. "O conhecimento trabalhado, em aula e livros, ganha vitalidade e sentido quando presenciado e vivenciado ´in loco´", conclui o professor de filosofia.
O aluno do 2ºA, Renato Gomes Botan, 16, confirma o objetivo do projeto que leva o ensino médio a Minas. "Além do aprendizado histórico sobre a região, a viagem proporcionou uma relação entre aluno e professor marcada pela amizade, pelo companheirismo que, em minha opinião, teve grande importância para todo o grupo", afirma o aluno.
Texto: Cristiane Bonin.
Fotos: divulgação
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina
Última atualização: 04/11/2014