Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do Colégio Piracicabano entram em férias

Alunos do Colégio Piracicabano entram em férias

por Colégio Piracicabano — publicado 03/07/2012 14h25, última modificação 05/02/2016 11h16
Alunos do Colégio Piracicabano entram em férias

Chegou a hora de descanso no Colégio Piracicabano. Depois de um semestre de muito estudo e trabalho, as aulas terminaram no dia 29 de junho. Agora é o momento de aproveitar ao máximo o tempo disponível para entrar no segundo semestre com muito pique.

E os pais têm papel fundamental para programar atividades conjuntas e proporcionar novas experiências aos seus filhos. Se as férias não coincidirem com a dos pais, e a opção de viagem não for possível, vale uma visita à casa dos avós na companhia dos primos. O aluno Antonio Chamochumbi, do 3º. ano do ensino fundamental, já está de malas prontas para passar uns dias no sítio do avô, em Bragança Paulista.

Também é possível fazer do tempo em casa um período diferente. A orientadora educacional do Colégio, Lucia Cristina Piacentini Gomes da Silva, sugere uma interação familiar. "Levar o jovem para a cozinha e preparar receitas pode ser uma troca de papéis bem gostosa para a família", diz ela.

Ainda em família dá para aproveitar o tempo com atividades simples e que fazem bem ao corpo como piqueniques, passeios a parques de diversão ou ao zoológico, trilhas e caminhadas ecológicas. Livrarias que promovem atividades lúdicas com a garotada também podem render uma boa visita.

Uma outra boa ideia é reunir os colegas de escola para uma sessão de cinema e muita pipoca. È assim que Ricardo Forti, aluno do Infantil 3, está programando suas férias: passear pelo shopping e ir ao cinema com os amiguinhos.

TEMPO LIVRE

Mas também é necessário reservar um tempo para que a criança ou jovem faça algo de que realmente goste. "É preciso deixar as crianças livres, com tempo para fazer nada, o que é muito importante, pois estimula a imaginação e a integração das experiências", afirma a psicóloga Maria Helena de Barros.

A professora Lúcia ressalta que, mesmo deixando espaço para o ócio criativo, é preciso a supervisão dos adultos. A falta de acompanhamento dos pais nas férias pode abrir uma lacuna  no crescimento das crianças.

" Ouvimos, muitas vezes, que férias são férias, e que esta não é a hora para compromissos. Mas, se não cuidarmos dos nossos filhos, se não estivermos presentes, alguém assumirá o nosso lugar. A internet, por exemplo, é muito atrativa, tem meios de cativar e prender nossos filhos ao computador dia e noite. E não adianta só limitar a permanência deles na rede. Os filhos precisam mais do que isto, precisam da participação dos pais em suas vidas. Precisamos estar junto deles, passeando, conversando ou brincando", alerta.

FUNCIONAMENTO

A Secretaria do Colégio Piracicabano funcionará em horário especial nestas férias: de 2 a 27 de julho atenderá das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes