Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes se destacam em competições estaduais e nacionais de matemática

Estudantes se destacam em competições estaduais e nacionais de matemática

por anrsanto publicado 02/12/2019 05h00, última modificação 11/12/2019 23h23
Estudantes se destacam em competições estaduais e nacionais de matemática

“Em todas as competições de matemáticas mais significativas do Estado de São Paulo e do país, tivemos alunos finalistas, e dentre eles, estudantes que conquistaram distintas medalhas e menções honrosas”. Com essas palavras, o professor de matemática do Colégio Piracicabano, Erasmo Alves dos Santos, resume a participação dos alunos do ensino fundamental 2 e do ensino médio do Colégio Piracicabano nas competições de matemática realizadas no Estado de São Paulo e no país nesse ano.

Ao longo de 2019, os estudantes participaram da Olimpíada Canguru de Matemática Brasil, competição anual internacional direcionada aos alunos do 3º ano do ensino fundamental até aos estudantes da 3ª série do ensino médio; da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep) 2019; da 35ª Olimpíada de Matemática da Unicamp e da Olimpíada Paulista de Matemática 2019.

RESULTADOS – A equipe olímpica de matemática do Colégio Piracicabano reuniu 14 alunos dos 6ºs anos; sete alunos dos 7ºs anos; nove alunos do 8ºs anos e oito alunos do 9ª ano do ensino fundamental 2. Já do ensino médio, participaram quatro alunos do 1º ano; quatro alunos do 2º ano e dois alunos do 3º ano do ensino médio.

Na Olimpíada Canguru de Matemática Brasil, competição anual internacional direcionada aos alunos do 3º ano do ensino fundamental até aos estudantes da 3ª série do ensino médio, conquistaram medalhas: Miguel M. Oliveira Veiga, do 6ª A, medalha de bronze; Heloisa A. Paixão, do 8ª A, medalha de bronze; João Pedro M. Shimada, do 8º B, medalha de bronze; Nicolas Dimitri Carvalho, do 8º B, medalha de bronze; enquanto os alunos Clara de V. Subtill, do 7ª A; Fábio Roberto A. Frias Junior, do 9ª A, e Arthur Prado Bortoletto, do 2º ano do EM, receberam menção honrosa.

Já na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep) 2019, foram finalistas: Andre Luis Tozatto Zaia, do 6ª ano A; Clara de V. Subtill, do 7ª A; Marcus Antônio Santana Cruz, do 8ª A; João Pedro Canetto, 9ª A; Victor Isamu K. Otsuka, do 1º ano do EM; Arthur Prado Bortoletto, do 2º ano EM; Tales Lindoso da Silva, do 2º EM; Miguel Amaral Paixão, 3º ano do EM e Vitor Hugo de Andrade Pereira, 3º EM. Nessa competição, receberam menção honrosa Kaueschutz Valério, do 8ª A e Ricardo Belluca Filho, do 8ª B.

Na 35ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), chegaram à etapa final os estudantes Marcus Antônio Santana Cruz, do 8ª A; Armando Pizzol Neto, do 9ª A e Tales Lindoso da Silva, do 2º do EM.

INCENTIVO – O professor Erasmo Santos destaca que é muito positivo ver a dedicação dos alunos nas distintas etapas das competições. “As provas são bastante difíceis, mas os alunos vão em frente, enfrentam as dificuldades e acompanham todas as informações para saberem os resultados. E após a divulgação, querem entender como as questões são resolvidas”, afirma ele.

Segundo o docente, os resultados alcançados pelos estudantes resultam unicamente do aprendizado transmitido em sala de aula e da dedicado dos alunos. “Eles participaram das distintas competições totalmente com o conteúdo transmitido em sala de aula, unido às habilidades deles. Enquanto há alunos que fogem da matemática, os nossos alunos entendem a importância e o significado dessa disciplina, que é fundamental em todos os aspectos da vida. É muito positivo observar os alunos em um sábado, deixarem de fazer outras atividades de lazer, por exemplo, para irem realizar as provas de matemática. Isso demonstra que eles gostam mesmo”, afirma o docente.

Além das premiações e reconhecimentos de cada iniciativa, os estudantes também participaram de homenagem em evento de retrospectiva, realizado no último dia 27 de novembro, no Salão Nobre do Colégio.

2020 – Para o próximo ano, Alves conta que a proposta é formar a equipe olímpica, a partir disso, realizar atividades direcionadas às competições, com estudos específicos e orientações. “Em 2020,  iremos participar de todas as competições. Já fizemos a inscrição dos estudantes para a Olimpíada Canguru, que terá a primeira prova no dia 19 de março”, afirma ele.

Texto: Assessoria de Comunicação
Foto: acervo Colégio Piracicabano