Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos celebram o Dia do Coração Aquecido

Alunos celebram o Dia do Coração Aquecido

por anrsanto publicado 18/05/2018 05h00, última modificação 18/05/2018 15h36
Alunos celebram o Dia do Coração Aquecido

No próximo dia 24, é celebrado o Dia do Coração Aquecido, também conhecido como o dia do Metodismo. A escolha dessa data surgiu a partir de experiência vivida por John Wesley, pastor da Igreja Anglicana que dedicou a sua vida a Deus e deu início ao movimento Metodista. Wesley se reunia com alguns amigos para estudar a Bíblia e buscar a santidade, enquanto estava na Universidade de Oxford. Esse grupo de estudos era conhecido como “Clube Santo”.

A celebração do Dia do Coração Aquecido foi instituída nesta data, pois foi em 24 de maio de 1738 que John Wesley sentiu o seu coração estranhamente aquecido. Ele conta em seu diário a experiência. “'Quando eram oito e quarenta e cinco da noite, eu senti o meu coração estranhamente aquecido... Senti que confiava em Jesus e que ele tirava os meus pecados e me livrava do pecado e da morte!”.

A experiência do Dia do Coração Aquecido, foi tão importante que se tornou conhecido como o Dia do Metodismo.

Após esse fato, John Wesley começou a pregar nas ruas com muito entusiasmo, tocando e ajudando inúmeras pessoas. Desde então o movimento metodista só cresceu e tornou-se o que hoje é a Igreja Metodista, levando a palavra de Deus a todos os cantos do mundo e pregando mensagens de união, amor a Deus e ao Evangelho.

A pastora Márcia Pereira, coordenadora da Pastoral Escolar e Universitária, destaca que John Wesley tentou sempre vivenciar na prática o que dizia. “Esse compromisso o levou a renunciar aos poucos trocados que tinha para se aquecer no inverno, visando pagar uma professora que educava crianças de rua”, afirma.

De acordo com a pastora, o envolvimento do metodismo com as questões relevantes da sociedade é uma marca que o acompanha desde seu início. “A humanização dos presídios, o combate à escravidão, a luta por salários dignos para os operários, o fornecimento de ensino básico para as crianças pobres, distinguiram os metodistas quando ocorreu a assim chamada Revolução Industrial, na Inglaterra” conta Márcia.

A coordenadora também destaca, que pelo fato de ter surgido num ambiente universitário, o metodismo compreendeu cedo a importância de se promover a educação como instrumento para a melhoria da qualidade de vida, tanto do indivíduo quanto da sociedade. “Assim é que, em 1748, John Wesley fundou a Kingswood School, que foi a primeira expressão formal metodista de seu cuidado por atender às necessidades educacionais das crianças”, aponta ela.

CELEBRAÇÕES – No Colégio Piracicabano, a preparação para a data será marcada por celebrações distintas com os estudantes realizadas nas aulas de ensino religioso. Os alunos mais novos participam de atividades em sala de aula enquanto os estudantes das demais turmas participam de homenagem à data no Salão Nobre. Os encontros ocorrem entre os dias 21 e 23 de maio em dias e horários distintos para os alunos de cada segmento.

Texto: Gabriela Melo
Edição: Angela Rodrigues