Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos aprendem sobre inclusão e cultura com índios

Alunos aprendem sobre inclusão e cultura com índios

por Colégio Piracicabano — publicado 01/06/2013 13h05, última modificação 05/02/2016 11h16
Alunos aprendem sobre inclusão e cultura com índios
Os alunos dos ensinos infantil e fundamental 1 (1º ao 5º ano) do Colégio Piracicabano finalizaram em maio os estudos sobre povos indígenas, que tiveram semana comemorada entre os dias 14 e 20 de abril. A atividade, apoiada em material didático produzido pela editora Oikos, com apoio da Holanda e Alemanha, proporcionou aos estudantes o conceito de inclusão e a multiplicidade cultural.

Neste ano, o foco é a tribo Kaiowá. Questões sobre a terra e território, aculturamento, valores sociais, alimentação e o cotidiano das crianças, incluindo as brincadeiras, foram passados aos alunos. "É uma forma de lidar melhor com a história do índio, que não se limita à selva e à pena na cabeça. Trabalhamos o assunto de forma divertida e com  conhecimento", conta Fátima Suzegan (foto), coordenadora da educação infantil e ensino fundamental 1.

Atividades com argila e desenho sobre a importância dos pés para a tribo, que tem o hábito de caminhar, proporcionaram a vivência do assunto. "A história da criação orienta todo o modo de ser Kaiowá. Os pés têm importância muito grande neste relato, assim como nas danças e nas celebrações. Os pés lembram que o Kaiowá é um povo que caminha em busca da terra boa para morar", afirma um trecho da publicação da Oikos.

As experiências no colégio estão relatadas em um álbum para cada estudante, que será encaminhado aos pais e responsáveis, com o objetivo de contagiar todos sobre o assunto. "Há algumas resenhas nessas pastas para que os pais tenham conhecimento dos conceitos abordados", informa a coordenadora Fátima.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: banco de imagens e Fábio Mendes