Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos aprendem ciências em corpos humanos reais

Alunos aprendem ciências em corpos humanos reais

por Colégio Piracicabano — publicado 07/08/2014 12h36, última modificação 05/02/2016 11h16
Alunos aprendem ciências em corpos humanos reais

45 alunos dos oitavos anos do ensino fundamental 2 foram à exposição O Fantástico Corpo Humano, instalada em Jundiaí (SP). A visita, foi a primeira atividade externa programada para a série como forma de fixar o conteúdo pedagógico programado para o ano letivo e dentro da disciplina de ciências.

Itinerante e vista em diferentes países e continentes, a exposição conta com 150 órgãos e 12 corpos de chineses que foram doados, em vida, para fins de estudos. "Ao longo deste ano, estudaremos o corpo humano e a reação dos alunos durante a visita foi maravilhosa. Era possível conferir até os pelos desses corpos o que, num primeiro momento, até chegou a causar espanto. Todo este contexto estimula a curiosidades e o questioamento. E o resultado final é o despertar pedagogicamente", diz a professora de ciências, Regina Cislaghi Rivero. Também acompanhou a atividade a professora de environment, Analice Campos Alves Mourão.

SOBRE A MOSTRA

A exposição é um passeio tridimensional para dentro de todos os sistemas do corpo e surpreende pela riqueza de detalhes. A mostra foi toda concebida nos Estados Unidos e o processo de preservação dos corpos é uma conservação permanente obtida com polímero de silicone.

O emaranhado das artérias foi o que marcou os alunos do 8º B, Fred Williams Alves Júnior, 13. "Nunca imaginava que fosse daquele jeito, uma série de ligações. E é muito interessante poder sair da escola e entrar em um lugar onde a imaginação possa ser aflorarada, o que ajuda muito nos estudos", conta Fred.

A próxima visita programada para os oitavos anos acontecerá no final deste ano, quando as turmas visitarão o laboratório de anatomia no campus Taquaral da Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba.

Texto: Cristiane Bonin
Edição/coordenação: Celiana Perina