Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno graduado no ensino médio é aprovado na Unicamp e Fuvest

Aluno graduado no ensino médio é aprovado na Unicamp e Fuvest

por anrsanto publicado 23/03/2021 05h00, última modificação 23/03/2021 18h31

Paulo Ricardo Sturion (foto ao lado), 17 anos, estudou 14 anos no Colégio Piracicabano. Ele ingressou aos três anos na escola, quando fez parte da turma do infantil 1 e no Colégio cursou os estudos do ensino fundamental 1 e 2, e do ensino médio. Essa jornada foi concluída em 2020, e teve grande papel para novas e grandes conquistas: ele acaba de ser aprovado nos vestibulares da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e da Fuvest/USP (Universidade de São Paulo). A escolha do estudante foi pelo curso de bacharel em Física, da USP, oferecido no Instituto de Física de São Carlos (USP).

Os vestibulares da USP e da Unicamp foram os primeiros que Paulo prestou em sua trajetória de estudante. Antes desses processos seletivos, ele conta que a única experiência semelhante foi quando realizou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), como treineiro, em 2018. Em 2020, ele prestou o exame como não treineiro. O resultado será divulgado no próximo dia 29 de março.

CONQUISTAS – Paulo Ricardo soube dos resultados nos dois vestibulares, que estão dentre os mais procurados do país pelos estudantes, em março.  A lista de aprovados da Unicamp foi divulgada no dia 8 de março, e a da Fuvest, no dia 17 de março.

Saber o resultado foi um momento especial. “Além de felicidade, a sensação que predominou foi a de dever cumprido, de que eu tinha alcançado o que queria, fiquei aliviado”, contou ele.

DISCIPLINA – Para conquistar esse desempenho, foi preciso muita dedicação e planejamento para a rotina, que foi árdua. “Em alguns dias, principalmente nas primeiras fases dos vestibulares e do Enem, enfrentar 4 ou 5 horas de prova é extremamente maçante. Além disso, outro desafio foi aliar a rotina ao meu emprego, meus treinos, deveres em casa, e conseguir, pelo menos em alguns dias, estudar um pouco”, detalha o jovem universitário.

Perante tantos compromissos, ele conta que não manteve uma rotina específica de estudos. Mas, sempre que surgia uma folga, era aos livros e cadernos que dedicava seu tempo. “Eu estudava quando tinha algum dia mais sossegado na semana, em que eu conseguia sentar e fazer as provas de anos anteriores. Nestes dias, eu trabalhava, treinava, fazia alguma coisa em casa, estudava e dormia”, conta ele.

Paulo Ricardo acredita que o desempenho positivo não foi resultado apenas das horas de estudo, “mas sim do interesse e gosto em aprender, aliado com um ótimo ensino médio e educação de primeira no Colégio Piracicabano”.

FUTURO – Sobre a escolha pelo curso de bacharel em Física na USP, Paulo Ricardo conta que sempre teve afinidade com a área de exatas.

“Além disso, eu sempre gostei e me interessei em saber o porquê das coisas, a explicação do porquê as coisas acontecem, e quando eu digo "coisas" quero dizer tudo mesmo; isso é uma característica minha. E o curso de Física une exatamente esses dois pontos! Eu consumo diversos conteúdos de divulgação científica e, de fato, fico maravilhado com isso. Acho que essa graduação se encaixou perfeitamente pra mim, simplesmente”, afirma ele.

Muito feliz com o ingresso na vida universitária, Paulo destaca que essa conquista também veio graças à formação recebida em toda a sua vida escolar. “O grande papel do Colégio Piracicabano foi fornecer ensino de primeira qualidade, com muitos professores excelentes e apoio total ao aluno, sempre instigando o aprendizado com atividades práticas e de campo. Além de tudo, é um espaço amigável, inclusivo, os estudantes têm uma boa relação com os funcionários e tudo mais. O Pira é uma instituição excelente, com diversas propostas, na qual eu tenho orgulho de ter passado a maior parte da minha vida”, pontua o estudante.

Texto: Assessoria de Comunicação
Fotos: acervo pessoal Paulo Ricardo Sturion