Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno do Pira vence três campeonatos de ginástica artística

Aluno do Pira vence três campeonatos de ginástica artística

por Colégio Piracicabano — publicado 06/01/2015 10h08, última modificação 05/02/2016 11h16
Aluno do Pira vence três campeonatos de ginástica artística
Diogo Brajão Soares, 12, aluno do 8º, ganhou três campeonatos consecutivos de ginástica olímpica: estadual paulista, brasileiro e sul-americano. De setembro a outubro deste ano, Soares disputou as competições e levou a melhor no esporte que pratica desde os quatro anos.

O estudante compete pela categoria infantil (de 11 a 13 anos) e integra a seleção brasileira. O ginasta treina na academia Pira Olímpica, que oferece aulas em Piracicaba desde 2004 por meio de projeto com a prefeitura. “Também tem o apoio do professor Zeca (Coletti, docente de educação física do Colégio)”, diz Soares.

O campeonato estadual paulista foi disputado no final de setembro, em Guarulhos (SP). A final da disputa brasileira aconteceu no início de outubro, em Porto Alegre (RS), quando o aluno do Pira conquistou cinco medalhas de ouro e uma de prata. Dois dias depois, ele seguiu para o Peru para vencer o sul-americano, conquistando quatro ouros, uma prata e um bronze.

COMEÇO DE TUDO

Daniel Felipe Biscalchin, treinador de Soares e educador físico, conta que o ginasta tem aulas há seis anos. “Desde os quatro anos ele Demonstrava aptidão para a ginástica. A irmã, mais velha, fazia aulas e Soares a imitava em casa. Falei com o pai dele e, com quatro anos começaram os treinos. A partir dos seis anos, as aulas passaram a acontecer cinco vezes por semana com duração de quatro horas por dia”, conta.

“Ele evoluiu muito rápido. Lembro quando ele tinha quatro ou cinco anos e sabia que iria longe. Mas todo um conjunto, a escola, treinos, família, além do empenho do próprio ginasta, contribuíram para o desenvolvimento do trabalho”, conta o treinador Biscalchin.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: acervo pessoal