Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno do Pira está na seletiva da etapa internacional da Olimpíada de Astronom

Aluno do Pira está na seletiva da etapa internacional da Olimpíada de Astronom

por Colégio Piracicabano — publicado 03/09/2015 12h33, última modificação 05/02/2016 11h16
Aluno do Pira está na seletiva da etapa internacional da Olimpíada de Astronom
O aluno Fernando Beraldo, 16, estudante do 2º ano B do Colégio Piracicabano, está previamente selecionado para participar do processo seletivo formador da equipe internacional de 2016 da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia). Esta é a terceira edição que o Piracicabano tem alunos na seletiva para a equipe brasileira da olimpíada que disputa a fase internacional, conta a professora de ciências Analice Campos Alves Mourão.

Em 2012, dois alunos foram chamados para prestar o mesmo processo seletivo e, no ano passado, um estudante do ensino médio também recebeu a convocação. Após a fase convocatória, os jovens cumprem uma agenda de provas on-line, programadas para setembro, novembro e dezembro. A segunda etapa consiste em prova presencial, entre janeiro e março, e que tem o Rio de Janeiro como local provável para os testes.

“Fazer parte de uma equipe é muito importante para desenvolver no aluno a importância do trabalho em coletividade, da dedicação e do estudo para conquistar o objetivo final”, ressalta a professora Analice, que acompanha a OBA no Piracicabano.

O conteúdo das provas da Olimpíada consiste, basicamente, nos conhecimentos sobre física e química. O aluno pré-selecionado para a equipe de 2016 conta que tem bastante afinidade com a área de exatas. “Mas não estava esperando ser selecionado. Com certeza será uma experiência nova”, conta o estudante.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: banco de imagens