Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno conquista medalha de bronze na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo

por anrsanto publicado 18/11/2020 05h00, última modificação 19/11/2020 15h35

O estudante ​Paulo Ricardo Sturion (foto ao lado) aluno da 3ª série do ensino médio do Colégio Piracicabano, conquistou medalha de bronze na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP). As provas da última fase da competição foram aplicadas no dia 10 de outubro, e o resultado foi divulgado no último dia 17.

O professor de química do Colégio, Cleiton dos Santos Mattos, destacou a atuação do estudante na competição como excelente. “O aluno demonstrou muito interesse e se empenhou para cumprir todos os objetivos”, afirmou ele.

Conforme conta Cleiton, a 1ª etapa da competição (elaboração da redação) foi a mais desafiadora, pelo fato de o estudante ter de produzir uma redação com o formato de artigo científico. Ou seja, com conhecimentos técnicos que ele só irá receber em etapas posteriores de ensino.

“A redação precisava ter formato semelhante ao de artigo científico, inclusive com resultado prático investigado em laboratório químico, se possível, conforme relatado no regulamento”, detalhou o docente.

Ele destaca que após a definição do conteúdo ser trabalhado dentro do tema principal do evento “Nanoquímica e Nanomateriais”,  o aluno e o professor foram até o Laboratório de Química do Colégio Piracicabano e realizaram um experimento para demonstrar a aplicação dos conceitos teóricos.

“Após esta etapa, o maior desafio foi a escrita da redação. O texto foi feito pelo aluno e passado ao professor, que corrigia e voltava ao aluno. Portanto, pode-se dizer que esta etapa foi superada com o auxílio e orientação do professor”.

A redação de Paulo Sturion foi selecionada entre as 100 finalistas do Estado de São Paulo e entre as 20 melhores para publicação no site da AllChemy Web.

PREPARO – Para a participação na competição, a preparação do estudante Paulo ocorreu dentro das próprias aulas de química do Colégio. “Não houve uma preparação específica. Em alguns momentos o aluno procurou o professor para sanar dúvidas, mas o mérito foi do aluno por gostar de química e ter se dedicado”, apontou o professor Cleiton.

OLIMPÍADA – A Olimpíada de Química do Estado de SP tem dentre as propostas a de envolver os estudantes de ensino médio em iniciativa estimulante para incentivar a reflexão sobre a importância dessa disciplina. Além disso, busca revelar jovens talentos com vocação para a área e selecionar os premiados para compor a Delegação Paulista para os exames da Olimpíada Brasileira de Química.

A competição é voltada exclusivamente para estudantes matriculados no ensino médio, de escolas localizadas no Estado de SP.

Os alunos do Colégio Piracicabano já participaram do evento nos dois últimos anos.

Texto: Assessoria de Comunicação
Foto: banco de imagens Pexels/ Chokniti Khongchum  e acervo pessoal Paulo Sturion
Última atualização: 28/10/2020