Alimentação é assunto para pré-vestibular
Além da maratona de aulas, do apoio dos professores e da direção da escola em prol do vestibular, o estudante deve também levar em conta a questão da alimentação nesse período. Toda ajuda nesse momento decisivo é bem-vinda. Nesse sentido, é necessário prestar a máxima atenção na refeição antes do teste, e também aos produtos a serem consumidos durante esse momento de tensão.
A nutricionista do Nutricentro da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Adriane Foganholo (foto), alerta que o mais importante é não ficar sem se alimentar. "Não pode ir para o vestibular de estômago vazio. Na hora do raciocínio, o cérebro precisa de energia e ela só vem do alimento que foi consumido horas antes", afirma. Adriane destaca que o ideal é consumir, na refeição que antecede o exame, alimentos de fácil digestão como massas, arroz e feijão, salada e carne magra. "Evite fritura e alimentos que não são do seu hábito", indica a especialista.
Já durante a prova, a dica é ingerir bastante água. No caso dos vestibulandos com um nível de ansiedade muito alto - característica que pode interferir na refeição pré-vestibular -, a nutricionista aconselha a ingestão de frutas como banana e maçã, barra de cereais ou até mesmo uma barra pequena de chocolate.
Outro conselho é a prática de atividades físicas para liberar o estresse, dica que só vale se o vestibulando estiver habituado à prática de esportes.
Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 15/11/2012