Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Acolhendo com Motivação – Sejam bem-vindos/as!!!

Acolhendo com Motivação – Sejam bem-vindos/as!!!

por anrsanto publicado 03/08/2021 05h00, última modificação 03/08/2021 16h38

“Em todas as coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”. (Romanos 8,37)

Estamos retornando a mais um semestre em nosso colégio. Que todos/as tenham aproveitado as férias para descansar, armazenando energias e renovando a mente para os desafios que virão.

Estamos vivenciando as Olimpíadas e visto diante de um quadro de restrições, as superações em cada modalidade dos esportes.

Ouvi uma reportagem do famoso Bernardinho, que foi técnico da seleção masculina de vôlei, onde ele falou uma frase que me chamou a atenção: “É preciso conhecer as pessoas para saber que instrumentos usar para motivá-las”. Bernardinho tem razão. As pessoas não fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões. Os motivos humanos variam de indivíduo para indivíduo, o que determina uma significativa diferença de comportamento e o estarmos juntos, dia a dia, mesmo com distanciamento, nos faz conhecer mais e participar mais.

Motivação (motivo em ação), segundo o dicionário Aurélio, é o conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta ou o procedimento moral (bom ou mau) de um indivíduo. Geralmente, esses motivos são definidos como necessidades, desejos ou impulsos, oriundos do indivíduo, que dirigem ou mantêm o comportamento voltado para o objetivo. Esse é o desejo que veio ao meu coração ao pensar neste retorno as aulas, ter a motivação como uma necessidade diária.

Jesus foi quem primeiro ensinou sobre esse assunto. Interessante, Ele nunca estudou psicologia, mas como psicólogo por excelência conhece, por completo, nossas emoções, sentimentos e intenções. Seu olhar clínico é capaz de desvendar os segredos do coração do homem, dando solução para todas as angústias e pavores de sua alma.

Cera vez, falando aos discípulos ele lembrou-os que no mundo teríamos aflições, desafios, enfrentamentos, mas, ele conforta com essa promessa:  “tende bom ânimo (motivação), porque eu venci o mundo (as adversidades do mundo)". (João cap.16 vers.33).

Jesus os adverte, mas, ao mesmo tempo, procura entusiasmá-los com palavras de fé e coragem. Na verdade, ele estava dizendo: vocês precisam estar cheios de motivo. A expressão "Tende bom ânimo" (o verbo está no imperativo) exprime uma ordem, e não um conselho. Este ponto é fantástico. Vejo aqui a pedagogia da motivação pregada por Jesus, porque estar animado é estar motivado por algo.

Alguém disse que a melhor maneira de se motivar é motivar o outro.

Precisamos ser motivados e também motivar aos/as nossos/as professores/as, nossa equipe de trabalho e alunos/as, amigos/as.

Essa será a nossa palavra chave para abrir a porta desse semestre e de todas as atividades que virão. Seja sempre uma pessoa motivada e motivadora!

Seja bem-vindo/a neste retorno ás aulas e ao nosso colégio. Tende bom ânimo. Que Deus nos abençoe!!

Pastoral Escolar do Colégio Piracicabano
Pastora Márcia Célia Pereira