A participação da família é fundamental nas reuniões pedagógicas
A participação dos pais nas reuniões pedagógicas é o momento ideal para ter contato com todo grupo de professores e demonstrar interesse pela vida acadêmica e desenvolvimento educacional dos filhos.
No Colégio Piracicabano estes encontros acontecem de forma diferenciada conforme os níveis, com reuniões agendadas alternadamente entre manhã e noite e, a partir do fundamental 2, com encontros em dois horários.
"Na idade em que estão no ensino fundamental 2 e médio, os pais têm a impressão que seus filhos cresceram e que não é necessária tanta proximidade da família com a escola. Na verdade, o jovem precisa desta parceria tanto quanto a criança, pois se sentirá acompanhado e amado, percebendo que seus pais se interessam por sua vida escolar", destaca a orientadora educacional do colégio, Lúcia Gomes da Silva.
O alerta de Lúcia é confirmado no índice de participação dos pais nas reuniões. A orientadora educacional dos ensinos infantil e fundamental 1, Márcia Simões, conta que a grande maioria dos pais, um índice aproximado de 90%, comparece às reuniões. Já nos ensinos fundamental 2 e médio, esta mesma taxa de participação é de 60%.
"Comparecer à reunião pedagógica é fundamental. Este é o momento em que os pais têm oportunidade de ter contato com todos os professores das áreas educacionais de seus filhos e eles têm muito mais elementos para passar aos pais do que a orientadora educacional, pois estão com os alunos cotidianamente", aponta Lúcia.
O atendimento feito pela orientação educacional cumpre etapas de pré e pós reuniões pedagógicas. "O escola deve ser sempre consultada pelos pais quando houver alguma situação crítica ou particular envolvendo a família ou escola, mas a oportunidade da reunião pedagógica é insubstituível", destacam as orientadoras.
Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes/ acervo
Edição/coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 26/08/2014