Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 7th English Workshop Day promove imersão na língua inglesa

7th English Workshop Day promove imersão na língua inglesa

por anrsanto publicado 28/06/2017 05h00, última modificação 29/06/2017 16h36
7th English Workshop Day promove imersão na língua inglesa

Com o tema How Do Kids Play Around the World, foi promovida no último dia 23 a sétima edição do English Workshop Day, do Colégio Piracicabano. O evento ocorreu nas dependências da Faculdade de Educação Física da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Em entrevista, a professora Ana Cláudia Alves, do núcleo bilíngue do colégio, destacou alguns dos objetivos do workshop e eventos que foram destaques na programação. Acompanhe:

Quais são os objetivos do English Workshop Day?
Ana Cláudia Alves – O objetivo é promover a imersão dos estudantes do colégio na língua inglesa. O English Workshop Day (EWD) é o momento para aplicar (e aprender também!) tudo que os estudantes experimentaram na língua inglesa ao longo da sua vida acadêmica. É um momento de muita aprendizagem e diversão!

Quem participou do evento?
O EWD é destinado aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental 1, e 6º ano do ensino fundamental 2. Esses foram os participantes, que executaram as provas. Já alunos do 9º ano do ensino fundamental 2 e ensino médio são chamados "oficineiros", responsáveis pela aplicação das provas.

Como eles foram preparados? O que eles fizeram no evento?
Os "oficineiros" são estudantes dos níveis pré-intermediário (Basic E e Basic F) e intermediário (Inter A e Inter B). O preparo desses alunos acontece durante as aulas de inglês semanais, aproximadamente um mês antes do evento. É lançado o tema (neste ano, How Do Kids Play Around The World?) e os estudantes "amadurecem" as ideias, utilizando meios eletrônicos (internet), livros e o próprio conhecimento, às vezes, para elaborar as atividades e oficinas. Tudo isso é mediado pelos professores. Neste ano, diante da preocupação com o ambiente, foi sugerido o uso de materiais nas atividades, centrado no desperdício-zero e na reutilização dos materiais já existentes no colégio. Os "oficineiros" receberam muito bem essa ideia! Grupos de oficineiros desenvolveram as atividades, que foram aplicadas junto aos grupos formados pelos estudantes do 5º e 6º ano. Eles monitoraram, instruíram e se divertiram nas oficinas, além do aprendizado que ocorreu nos dois grupos: oficineiros e participantes.

Quais oficinas fizeram parte da programação do evento neste ano?
Foram 12 oficinas intituladas: Austrália, Animal Hunt, Game Circuit – African Games, Helping the Middle East, Iiototi – African Game, Lost in the Dark, Mexican Fiesta, North American Games, One Day in Europe, Pokémon Gone, “Stopaci”, Tail Hunters Academy. Todas elas foram centradas nas brincadeiras de rua feitas ou criadas por crianças dos cinco continentes.

Texto: Assessoria de Comunicação
Edição: Celiana Perina