Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 7ºs anos refletiram sobre história e ambiente em viagens de estudos

7ºs anos refletiram sobre história e ambiente em viagens de estudos

por Colégio Piracicabano — publicado 25/12/2014 14h17, última modificação 05/02/2016 11h16
7ºs anos refletiram sobre história e ambiente em viagens de estudos
Escravidão, biopirataria e a invenção do avião estão entre os temas que foram estudados em 2014 pelos alunos dos 7ºs anos do Colégio Piracicabano por meio das viagens de estudo. Em agosto, as turmas passaram o dia na fazenda Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí (SP) e, no final do segundo semestre, foi a vez do Museu TAM e do Zoológico de São Carlos (SP).

Na propriedade rural, conhecida por Fazenda do Café, as disciplinas de geografia e história foram revisadas para lembrar e conferir o setor cafeeiro no passado, a sua importância econômica, os processos de abolição e vinda dos imigrantes. Os alunos também visitaram o Museu da Casa do Café e conheceram o transporte ferroviário fazendo um passeio de trem a vapor (Maria Fumaça).

Em novembro, no museu TAM o foco foi a história da aviação e os diversos tipos de aeronaves e seus diferentes usos. “Os alunos se empolgaram muito ao saber sobre os primeiros aviões, sobre a vida de Santos Dumont e ao conhecerem a história do dono da TAM, o comandante Rolim”, conta a professora de ciências do Pira, Analice Campos Mourão.

No zoo, o objetivo da visita incluiu o conhecimento sobre animais da fauna brasileira e da América do Sul. “Aprender sobre os habitats, alimentação, tempo de vida e extinção, os alunos passam a respeitar a vida selvagem e a entender a importância da preservação da fauna e da flora”, ressalta a professora Analice, destacando que o passeio levou os estudantes a criarem uma campanha de preservação da vida animal debatendo a biopirataria.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: banco de imagens