Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Como o estudo da literatura auxilia no aprendizado da língua inglesa?

Como o estudo da literatura auxilia no aprendizado da língua inglesa?

por anrsanto publicado 04/04/2017 15h00, última modificação 10/01/2018 11h36
Como o estudo da literatura auxilia no aprendizado da língua inglesa?

O uso do texto literário nas aulas de língua inglesa ainda é visto como algo “impossível”, ou “muito trabalhoso”, por alguns professores de língua estrangeira. Este é um assunto que sempre gera discussões entre professores, coordenadores e alunos. Não podemos deixar de mencionar que esse tema já foi, e ainda é, motivo de muitas pesquisas de campo que se tornaram dissertações e teses no meio acadêmico. A partir desta discussão, sempre vem a pergunta: “Qual a importância da literatura nas aulas de inglês?”, ou “o uso da literatura ajuda no aprendizado de uma segunda língua”?

Primeiramente, devemos lembrar que não podemos pensar em uma língua, sem pensar na cultura e tudo que envolve esta nova língua. Assim como as comidas típicas, músicas, filmes e arte, a literatura é extremamente importante durante o processo de ensino e aprendizagem da segunda língua. Através da literatura estrangeira, alunos e professores têm a oportunidade de mergulhar diretamente na sociedade e na história do país falante da língua alvo.

Juntamente com o conteúdo de cada livro, os estudantes têm a oportunidade de aprender vocabulário novo e expressões idiomáticas utilizadas em outras épocas. Na maioria das vezes, a linguagem presente nestes livros são bem complexas. Porém, cabe ao professor preparar seus alunos antes da leitura. É necessário que seja realizado o “pre-reading”, onde o professor possa apresentar informações sobre o autor, a sociedade em que ele vivia, a sua forma de escrever, temas presentes em suas obras, vocabulário e expressões, entre outros. Como resultado, o professor terá alunos mais envolvidos e interessados em suas aulas, o que facilitará a leitura da obra.

A literatura também permite ao professor proporcionar ao seus alunos discussões sobre temas que ainda são discutidos nos dias atuais, tais como diferenças sociais, preconceitos, casamento, educação, religião, política, entre outros.

Sendo assim, o professor que se propõe a trabalhar com o texto literário nas aulas de língua inglesa, seja o livro todo, trechos ou poemas, terá como resultado de seu trabalho, alunos com ponto de vista crítico e com grande conhecimento linguístico e cultural.

Texto:
Patrícia Gabriela Parizotto Setten, profª das disciplinas RWS e inglês do Colégio Piracicabano
Última atualização: abril de 2017