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Mais que Ensino Religioso: uma missão educacional e social

Materiais didáticos do Ensino Religioso da Educação Metodista e “Projeto de Vida” são apoiados em valores e em ações práticas para o bem da comunidade
Mais que Ensino Religioso: uma missão educacional e social

Sabia que os Colégios da Educação Metodista têm um material didático próprio para o Ensino Religioso? Eles são fundamentados nos princípios ético-cristãos metodistas que valorizam a Confessionalidade, os valores de amor, solidariedade e cuidado com o semelhante, a realidade e escolha profissional. 

Para auxiliar na concretização desses valores, a Educação Metodista conta com uma literatura autoral em todos os níveis educacionais e com o “Projeto de Vida” para que os alunos e alunas do Ensino Médio conheçam, compartilhem e auxiliem a comunidade em que vivem por meio dos ensinamentos aprendidos na disciplina de Ensino Religioso, voluntariamente. 

A literatura foi pensada pela Coordenação Nacional das Pastorais Escolares e Universitárias da Igreja Metodista (CONAPEU) e fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que também recomenda que o Ensino Religioso seja praticado em atividades e ações, como o “Projeto de Vida”.  

“Por muito tempo, nossas instituições educacionais desejaram produzir materiais pe­dagógicos próprios para o Ensino Religioso e contribuir, conforme o legado wesleyano, com a sociedade brasileira a partir de uma educação crítica, que capacite em habilidades e compe­tências, mas que, acima de tudo, contribua com o ser humano, no fortalecimento e no resgate de sua humanidade.” afirma Revda. Renilda Martins Garcia, escritora e coordenadora editorial dos livros e do “Projeto de Vida”.  

 

Nossos livros  

 

Na Educação Metodista, há materiais didáticos para o Ensino Religioso em todos os níveis educacionais, passando pela Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e  Ensino Médio.  

Os temas dos livros consideram a faixa etária dos alunos e são elaborados por referências comuns de conhecimento nas dimensões socioemocional, musical e de cultura da paz, a partir da comunicação não violenta. 

Também são destaques temas como: a criação do mundo, cuidados com a natureza e o ecossistema, autoconhecimento a partir de valores de solidariedade, de amor ao próximo, cultivo da espiritualidade pessoal e coletiva, a partir da concepção da educação como um ato de amor. 

Todos os níveis refletem sobre a noção de família que incentiva o diálogo com Deus, a convivência social e o exercício da cidadania”, comenta Revda. Renilda Garcia.  

As séries têm como pressupostos: 

  • A arte, a criatividade e a inovação; 
  • O desenvolvimento de habilidades e competências com o objetivo da humanização do ser. 

 

Para conhecer mais o material por níveis, acesse aqui 

 

Compartilhando missão e valores  

 

Além de refletir, também é preciso praticar para construir uma sociedade melhor, mais empática e cuidadosa com a natureza.  

É nesta essência que o “Projeto de Vida” foi idealizado aos alunos do Ensino Médio para realizarem atividades dentro do ambiente que se inserem e atuarem em projetos que mesclam a escolha da profissão e os valores éticos e cristãos.  

O projeto interdisciplinar incentiva os alunos a atuarem voluntariamente ou estagiarem em instituições, casas de abrigo, creches, visando ao coletivo e à comunidade e relações de criatividade.  

A cada ano o grupo escolhe um determinado tema, disciplina ou assunto e instituição para construir bases profissionais e compartilhar as missões e valores cristãos metodistas.  

Para Revda. Renilda Garcia, o “Projeto de Vida” é mais que compartilhar o ensinamento religioso, mas um elemento fundamental para a espiritualidade e vida social do ser humano. 

“Diante dos tempos atuais de conflitos raciais, internacionais, locais, incertezas, inseguranças, inquietudes físicas, científicas, emocionais; a busca pela dimensão espiritual do ser humano se destaca como elemento fundamental para o resgate do autoconhecimento, expresso no cultivo de uma relação de cuidado com a natureza, o ecossistema, a partir da valorização da empatia como princípio e estilo de vida.”, reforça.

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