Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Winter Camp 2021 - O Corpo que Fala e Ouve

Winter Camp 2021 - O Corpo que Fala e Ouve

por anrsanto publicado 14/06/2021 05h00, última modificação 17/06/2021 15h40
Construindo Conhecimento

O Winter Camp é um projeto de férias que acontece no Colégio Piracicabano desde o ano de 2016 (com exceção de 2020, em virtude da pandemia do Covid19). Surgiu pela necessidade dos pais de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Integral que, nesse período em especial, continuam com seus compromissos e rotinas de trabalho, não tendo com quem deixar seus filhos. A equipe pedagógica  junto com a pastoral do colégio,  desenvolvem atividades de aprendizado, sempre respeitando que estes alunos estão em férias.

Para esse projeto, contamos com o voluntariado das igrejas do distrito que trazem histórias bíblicas através da arte e música, juntando com a criatividade  das professoras e estagiárias do Integral. As atividades trazem conhecimentos de forma lúdica, que se somam às experiências do dia de cada criança.

Para este tempo de pandemia, nossas vagas são limitadas e estaremos aplicando todos as medidas de segurança e todos os cuidados de prevenção.

OBJETIVO DO PROJETO

Atender as famílias que necessitam de suporte e acompanhamento escolar para seus filhos, durante o período de férias. Desenvolvendo as habilidades sócio-emocionais e de autoconhecimento aos alunos que frequentarem o projeto de férias Winter Camp.

OBJETIVO PEDAGÓGICO:

A partir dos novos pressupostos teóricos apresentados pela BNCC, considerando que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza.” (BNCC, p. 8).

E tendo vivenciado o ano de 2020 fora do contexto escolar, infelizmente, muitas crianças tiveram seus direitos de aprender e se desenvolver cerceados. Com isso, garantir as experiências corporais e o autoconhecimento através das habilidades sócio-emocionais se faz de extrema importância para esse momento histórico em que vivemos.

Propomos trabalhar o tema: "O corpo que fala e ouve" de forma pedagógica e lúdica, o conhecimento do corpo, o qual proporciona as sensações por meio dos cinco sentidos (tato, olfato, audição, paladar e visão) e a construção de sua percepção e representação simbólica do mundo, resgatando as memórias e conhecimentos prévios; proporcionando um solo fértil para a aprendizagem e o desenvolvimento emocional e social da criança.

PASTORAL/PARTICIPAÇÃO:

Oportunizar condições para que os alunos reconhecem em seu corpo os sentidos e como eles atuam, e também   desenvolver atitudes de tolerância, compreensão, ajuda mútua e respeito para o outro.

Visando uma maior integração e trazendo os valores do Reino de Deus que permeiam todo o campo pedagógico, a pastoral, junto com equipes que trabalham com crianças nas Igrejas Metodistas no distrito de Piracicaba, estarão trazendo histórias, encenações, músicas e tarefas, que serão desenvolvidas em sala e no pátio.

A Pastoral acolherá os alunos em sua chegada com músicas que reconhecem Deus como criador e que fazem menções ao corpo que fala e ouve e convidando-as para agradecer a Deus pelo cuidado com a saúde.

Para a participação voluntária, contamos com professoras de educação cristã e ensino religioso.

PROGRAMAÇÃO:

Pedagógico: desenho do próprio corpo em tamanho real, brincadeiras de rodas, construção de materiais sensoriais com sucata, atividades de estimulação auditiva, jogos de regra, pinturas, boneco articulado, circuitos motores, caça ao tesouro.

Hora do Conto: contação de histórias, com a participação de professores e funcionários da biblioteca.

Hora Feliz: contação das histórias bíblicas, músicas, teatro e arte, com a participação de representantes dos ministérios infantis das igrejas metodistas.

Culinária: realização de diferentes receitas com participação das crianças, para degustação e apreciação de novos sabores.

Parque/pátio: atividades desenvolvidas ao ar livre.

Projeto pequenos cientistas: atividades dirigidas pela profa. Camila (laboratório), com diversos experimentos e construções que estimulam os sentidos. Por exemplo: experiência das papilas gustativas, areia sintética, entre outras.

Festas: realização de festas temáticas como trânsito, banda e fantasia, com guloseimas e muita música.

Texto: Pastoral Escolar do Colégio Piracicabano
Última atualização: 14.06.2021