Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Culto de Ação de Graças celebra 140 anos do Colégio Piracicabano no próximo dia 13 de setembro

por anrsanto publicado 09/09/2021 05h00, última modificação 09/09/2021 16h08

A equipe diretiva e a equipe da Pastoral Escolar do Colégio Piracicabano realizam na próxima segunda-feira, dia 13, a partir das 19h30, o Culto de Ação de Graças e de Celebração pelos 140 anos do Colégio Piracicabano.

O Culto terá transmissão online ao vivo e é aberto a todos os interessados. Para acompanhar o evento, basta acessar o canal do Colégio Piracicabano na mídia social YouTube, a partir das 19h30, diretamente nesse link: https://www.youtube.com/channel/UCN8OGeMtOva_1QWO9SWXcgw/featured

O Culto de Ação de Graças compõem a programação especial de celebração do Colégio, que teve início no último dia 28 de agosto.

HISTÓRIA – Inaugurado em Piracicaba no dia 13 de setembro de 1881, o Colégio Piracicabano foi, desde a sua criação, reconhecido por diferenciais como a tradição aliada à inovação e a formação ética dos alunos por meio do ensino confessional.

No período em que se instalou no município, a escola tinha como principal proposta promover a educação feminina no Brasil. Por essa razão, até a década de 30 só havia internato para moças. A educação para meninos era em regime de externato. Somente em 1934, criou-se o internato masculino. Além disso, o projeto curricular pedagógico do Colégio Piracicabano oferecia variado elenco de disciplinas, estando muito à frente dos currículos das escolas da época. Inovações semeadas pela educadora e missionária norte-americana Martha Watts.

A atual diretora do Colégio, a professora Joselene Rodrigues Henriques, destaca que o pioneirismo e a inovação foram diferenciais mantidos ao longo de toda a trajetória do Colégio, acompanhando as novas demandas e exigências do ensino. “O pioneirismo que marca a história do Colégio Piracicabano acompanhou o progresso e também foi se renovando, acompanhando a tecnologia. Na época em que a escola surgiu, era a única da cidade a contar com um observatório astronômico e o oferecimento de disciplinas científicas também às mulheres. Hoje, estamos na era da tecnologia. Nossos alunos são dessa geração e estamos atentos às necessidades e demandas desse novo tempo para utilizarmos essa tecnologia como ferramenta de conhecimento, de maneira saudável e positiva”, afirma ela.

Nesse sentido, o Colégio conta hoje com conteúdos específicos aplicados nas aulas de robótica, letramento digital, além de laboratórios distintos para atender essas e outras novas demandas.

FUTURO – Dentre as principais novidades para 2022, a diretora Joselene destaca as iniciativas ligadas à proposta do novo ensino médio. “Nesse novo sistema de ensino, o aluno poderá escolher disciplinas quais mais se identifique, mas também terá de cumprir as disciplinas da formação geral básica. O objetivo é deixar que o aluno construa a sua própria trajetória em conjunto com a escola”, afirma a professora.

“Já em ao ensino do idioma inglês, também um dos nossos principais diferenciais, o aprendizado do idioma continuará com uma hora aula na formação geral básica, mas também será trabalhado com os estudantes para propósitos específicos, como a leitura e a construção de textos baseados na área que o aluno escolheu”, detalha Joselene.

Sobre os novos desafios, a diretora também ressalta que todos os períodos trazem seus próprios desafios. “Precisamos semear mesmo em meio ao vento, para podermos colher os frutos no futuro. Não temos como esperar o vento passar para semear depois. É com a mesma força com a qual a educadora Martha Watts abriu a escola e a manteve, e a mesma fé, que continuaremos a conduzir a nossa história”, afirma Joselene.

Texto: Assessoria de Comunicação
Fotos: acervo Colégio Piracicabano