Tem início celebração de 138 anos do Colégio Piracicabano
Teve início nessa sexta-feira, dia 5, a celebração de 138 anos do Colégio Piracicabano, a serem completados no dia próximo dia 13 de setembro (sexta-feira).
Nesse ano, a iniciativa tem como tema “Cultivando Relacionamentos” e a programação especial irá reunir alunos, docentes e colaboradores em distintas atividades, a serem realizadas até o dia 14 de setembro.
A programação especial teve início com a abertura nessa sexta-feira, dia 5, da exposição “Cuidando da Criação de Deus”, realizada pelos alunos do Colégio. A mostra reúne trabalhos apresentados em distintas formas e cores, técnicas e suportes, no Centro Cultural Martha Watts. As produções foram desenvolvidas a partir de reflexões e estudos sobre o tema da reciclagem e o cuidado com a natureza,
No dia 9, das 7h às 12h45, ocorre a Gincana Esportiva, tradicional evento da escola com a participação de alunos do ensino fundamental 2 e médio. A atividade ocorre no Complexo Esportivo (bloco 11) do campus Taquaral. A abertura da Gincana será promovida também no dia 9, a partir das 19h30, no Salão Nobre do Colégio Piracicabano.
As atividades prosseguem no dia 10, com a realização de nova etapa do Projeto Solidariedade, que terá visita às instituições parceiras, das 7h às 12h45. Nessa data, os estudantes visitam o Lar dos Velhinhos de Piracicaba.
Já no dia 12, será realizada mais uma etapa da Gincana Cultural, com alunos do ensino fundamental 2 e médio, das 7h às 12h45, no Salão Nobre. Na mesma data, ocorre a celebração de aniversário do Colégio, com a presença de estudantes da educação infantil e ensino fundamental 1 (nível 4, nível 5B, 1º ano A, 2º ano A, 3º ano A, 4º anos A e B e 5º ano A). O evento ocorre a partir das 17h30, no Salão Nobre.
A Gincana Cultural terá novas apresentações no dia 13, das 7h às 12h45, no Salão Nobre. Na mesma data, 13, será realizada a celebração de aniversário do Colégio para os alunos da educação infantil e ensino fundamental 1 (nível 3, nível 5A, 1º ano B, 2º anos B e C, 3º ano B, 4º ano C e 5º anos B e C).
Um dos principais destaques é a 3ª Festa Cultural, que ocorre no dia 14 de setembro, das 11h às 17h, no complexo poliesportivo (bloco 11) do campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba) e encerra as festividades. A atividade é organizada por representantes da Escolar, Equipe Diretiva, professores, funcionários e Comissões de Formatura. A festa cultural fará homenagem à cultura da região Sul do Brasil com apresentações de arte, música, danças, esportes e comercialização de comidas e bebidas típicas dessa região em prol da comissão de formatura. Ao longo da semana também será promovida a celebração com encenação, com a participação de estudantes do ensino fundamental 1 e infantil. Uma das novidades desse ano é a celebração será aberta às famílias dos alunos.
TEMA – A pastora Márcia Célia Pereira, coordenadora da Pastoral Escolar e pastora da Igreja Metodista, conta que a cada quinquênio, o tema que norteará as comunidades na missão é definido no Concílio Geral. “Entendemos que uma forma de buscar a unidade é cultivando os relacionamentos. Cultivar é cuidar minuciosamente a cada dia. O texto que nos norteará está em Atos 2,44. 2, que afirma que “os que criam, acreditavam, mantinham-se unidos e tinham tudo em comum”. É isso o que vivenciamos nesses 138 anos: famílias que acreditam em nosso projeto pedagógico, na tradição, nos valores contidos em nossa confessionalidade e em nosso jeito de aprender outra língua. Essas famílias se mantêm firmes na caminhada, nos momentos bons e também nos de fragilidades”, afirma ela.
HISTÓRIA – O Colégio Piracicabano faz parte de uma tradição em educação, iniciada pelo reverendo John Wesley, na Inglaterra, em 1748. Desde essa data foram criadas escolas metodistas pelo mundo, sendo a primeira no Brasil: em 1881, o Colégio Piracicabano, fundado pela missionária Martha Watts. A rede de escolas metodistas espalhadas hoje pelo país e pelo mundo possibilita intercâmbio riquíssimo e permanente de aprendizagens, atualizações e aperfeiçoamentos, o que permite ao Colégio Piracicabano ter os pés firmados na realidade local e, ao mesmo tempo, estar em contato com instituições irmãs no Brasil e no mundo.
“A história do Piracicabano é muito linda e ressignificou a educação particular, pois teve início e foi escrita com a história da cidade, atravessando momentos políticos e sociais, firmando o seu DNA missionário e humanista, com pensamento crítico e evangelizador, trazendo através dos evangelhos do mestre Jesus Cristo, a transformação integral do ser humano, através da educação. Para a instituição metodista, ela é a pioneira e mantém pilares firmes e comprometimento com a comunidade atualizado, buscando inovar sem perder a sua tradição”, afirma a pastora Márcia.
Para ela, os principais desafios para os próximos ano são: manter-se em fidelidade com uma educação de qualidade, com a confessionalidade e a sua tradição, inovando sem perder a essência.
Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Foto: acervo Colégio Piracicabano
Última atualização: 05/09/2019