Você está aqui: Página Inicial / Pedagógico / Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

por fernando publicado 15/01/2016 15h40, última modificação 05/02/2018 10h56

Nossa metodologia de ensino está diretamente relacionada à nossa filosofia institucional: “formar um cidadão crítico, com capacidade de se relacionar e conviver na diversidade, respeitando e acolhendo seu semelhante”.

Para viabilizar tal proposta, os Colégios Metodistas valorizam a formação de ideias, a análise, crítica, reflexão, criatividade, cooperação, responsabilidade, autonomia, os valores morais, sociais e religiosos, por meio de pesquisas, leituras, discussões, trabalhos em grupo, atividades extraclasses, produções de textos, entre outras.

Por isso, nossa metodologia é sociointeracionista, isto é, nossas crianças e adolescentes pesquisam, dialogam, propõem descobertas, vivenciam experiências, nas quais o conhecimento é o resultado da interação entre professor, aluno e o objeto. Neste entendimento, o conhecimento passa de mera transmissão de informações para construção do saber, possibilitando ao aluno aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a pensar, ser um sujeito do seu processo de aprendizagem.

Acreditamos que a participação dos alunos em grupos, torna-os capazes de sustentar seus argumentos, de aceitar a opinião do outro, de partilhar suas experiências e seus conhecimentos.

Acreditamos, ainda, que aquele que ensina também aprende na interação. Por isso, torna-se fundamental a vivência professor-aluno; aluno-professor; professor-grupo.