Você está aqui: Página Inicial / Sobre o Colégio

Instituto Noreste de Birigui
Palavra da Direção Pedagógica

O Noroeste na cidade de Birigui
O Instituto Noroeste de Birigui, fundado em 18 de fevereiro de 1918, pelo Bispo Cirys Basset Dawsen funde-se com a própria história do Município, uma vez que praticamente nasceram juntos. Localizado em região central da cidade, o Noroeste historicamente sempre representou uma referência educacional para a população em geral. Basta verificarmos os arquivos escolares para comprovarmos que mais de 25 mil pessoas concluíram seus estudos nesta unidade escolar, quer sejam nos cursos regulares ou mesmo técnicos oferecidos durante sua história educacional.

Integrado à Rede IMED (Instituto Metodista de Educação) o Noroeste tem como visão de educação: "Ser reconhecido pela excelência em educação, fundamentada nos valores cristãos a serviço da comunidade de forma inovadora, auto-sustentável e socialmente responsável."

Mediante tal visão de futuro educacional, o colégio cumpre, ao longo de sua existência, a sua missão, que é a de "Oferecer uma formação educacional melhor qualificada nas suas diversas fases, possibilitando às pessoas o desenvolvimento de uma consciência crítica e seu compromisso com a prática libertadora, seguindo a missão de Jesus Cristo".

Assim, do ponto de vista educacional, o Noroeste é reconhecido, através da memória do povo, como escola particular mais conhecida e importante no processo formativo dos cidadãos biriguienses. É a maior escola particular - filantrópica também no que se refere ao número de alunos matriculados. No momento, contamos com uma população estudantil de 820 alunos, composta na sua grande maioria por moradores da cidade e também de alunos oriundos de cidades vizinhas, que vêem no Noroeste uma instituição com credibilidade educacional que garante uma formação completa. Os alunos encontram-se distribuídos nos mais variados segmentos, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Atualmente o Instituto Noroeste de Birigui tem sido reconhecido na sociedade de forma mais visível, pelos múltiplos projetos sociais nos quais se envolvem, os chamados projetos voltados para a formação e conquista da cidadania. A inclusão social é uma idéia defendida e demonstrada pela comunidade escolar. Neste sentido, foram estabelecidas várias parcerias com os poderes públicos da cidade, clubes de serviços, ONGs, Igrejas, etc, buscando apoio para o desenvolvimento e consolidação de suas propostas.

Igualmente importante são os projetos culturais voltados para a integração da escola com as famílias, proporcionando momentos especiais de encontros, confraternização, aproximação entre todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Tais momentos expressam a profunda e necessária afetividade que são imprescindíveis no processo de formação do caráter, da moral e da cidadania de nossos alunos.
Assim, durante o ano letivo, relacionamos os eventos pontuais que contemplam este caráter formativo, isto é, aqueles momentos e espaços privilegiados de encontros fraternos:

• Projeto Festa da Família
  • Conscientização ao dia do idoso
  • Formaturas (Colação de Grau) -  (5º, 9º e 3º Ensino Médio)
  • Viagens Culturais (Fund. I e Fund. II) / Feira de Profissões (Ensino Médio)
  • Reuniões de Pais e Mestres (bimestrais)
  • Show de Encerramento do Ano Letivo.
  • Semana da criança

Somos todos conscientes de que a família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor, proporcionando aos alunos uma sólida formação, transformando-os em cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que a vida e a sociedade lhes impõem a todo instante.

"O possível podemos fazer logo. O impossível, com um pouco mais de tempo"
(Eunice Weaver)

Direção Pedagógica