Você está aqui: Página Inicial / Notícias / #PraPensar - 28/08/2018 - Quem é generoso...

#PraPensar - 28/08/2018 - Quem é generoso...

por hbrites — publicado 30/08/2018 15h08, última modificação 30/08/2018 15h08
#PraPensar - 28/08/2018 - Quem é generoso...

"Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre”. Provérbios 22.9


Quando paramos para pensar sobre o tema proposto para nossa reflexão, ou seja, a generosidade, ficamos num primeiro momento tentando entender o que ela é de fato. Pois algumas palavras, no atual momento em que estamos vivendo, parecem que perderam seu real sentido.

Vivemos em uma sociedade que está em constante mudança de valores, ideologias, ou mesmo de crenças. Uma sociedade marcada pelo egoísmo, onde o altruísmo, a benevolência e empatia são “virtudes para os fracos”. O que importa é ser alguém com muito conhecimento e bem sucedido profissionalmente.

O contrário de ser generoso é ser alguém “mesquinho, egoísta, que não compartilha nada do que tem e que vive isolado da afeição dos outros e de seus problemas”.

Somente alguém com um coração grato e cheio de amor ao próximo pode experimentar esta virtude de ser generoso ou generosa. O mundo está cheio de pessoas generosas e incontáveis histórias de altruísmo, abnegação e serviço à humanidade.

No dia em que Jesus realizou o milagre da multiplicação dos pães e peixes, algo surpreendente aconteceu nos bastidores: o discípulo André olhou para a multidão de mais de cinco mil homens e disse: “temos aqui uma criança com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isso para tantos?” João 6.9.

A generosidade desta criança em repartir peixe e pão do seu cesto para com aquela multidão ficou registrada nos evangelhos e é referência de amor, desprendimento material e partilha. Quando partilhamos generosidade, milagres acontecem, pessoas são abençoadas e o reino de Deus é implantado.

 

Motivos de oração: Oremos para que possamos alcançar pessoas e famílias com a generosidade que recebemos de Deus.


Reverendo Ideifle da Silva Junior
Pastoral Escolar e Universitária – Instituto Metodista Centenário
Santa Maria – RS