Você está aqui: Página Inicial / Notícias / #PraPensar 15/08/2017- Aspectos de amizade

#PraPensar 15/08/2017- Aspectos de amizade

por hbrites — publicado 15/08/2017 15h32, última modificação 15/08/2017 15h32
#PraPensar 15/08/2017- Aspectos de amizade

“Feliz o homem e a mulher que acha a sabedoria, e o homem e mulher que adquire conhecimento” (Provérbios 3.13 – adapt.).

 Amigo é aquele que sempre está do seu lado, te ajudando em tudo. Esse “estar do seu lado” vai além da dimensão de espaço físico. Antes disso, é saber que seu amigo se importa com você, estejam os dois onde estiverem.

 Tem amigos que conversamos todos os dias, estão no colégio, na mesma rua, no mesmo bairro, no futebol, entre outros lugares. Existem, também, aqueles que vemos de vez em quando, que moram distantes de nós, mas perto no coração, que encontramos pela internet, nos falamos pelo “WhatsApp”, pelo “Facebook”, pelo “Messenger”. E tem ainda aqueles que, quando precisamos, aparecem de surpresa pra nos socorrer. Os amigos inesperados, improváveis, que cruzamos pelo caminho da vida e mudam o curso da nossa história.

 O relacionamento é como uma troca de sentimentos entre várias pessoas, mas esses sentimentos podem ser bons e de forma agradável, ou ruins, de tal forma que as pessoas não conseguem se olhar e se dar bem.

 Toda amizade tem seus “altos e baixos”. Às vezes, nós brigamos com nossos melhores amigos. Nosso coração se enche de “escuridão”. Mas com o tempo, a raiva vai cedendo e dando lugar à tristeza. Sentimos falta dos nossos amigos e choramos. Um choro arrependido, saudade do amigo e é tão bom quando podemos nos aproximar lentamente e abraçar o amigo, pedir perdão. Melhor ainda, quando o amigo retribui o abraço, com um sorriso. Liberta o coração! Nessa hora, o coração é preenchido, a amizade é renovada e é hora de olhar para frente.

 Amizade também é você se divertir com o amigo: jogar futebol, passear no shopping, jogar videogame, ir ao cinema, fazer uma caminhada, ouvir música, ou fazer outras coisas legais que os dois gostam.

 Na amizade há várias coisas importantes, tais como: o respeito, o amor, o afeto, o carinho e a consciência do que se vai fazer. É muito importante conhecer a pessoa, saber o que acontece com sua vida pessoal e tratá-la da forma que você gostaria que te tratassem. Acreditar nas pessoas é a melhor forma de se tornar um grande amigo, pois quando se tornam amigos e onde há confiança, a amizade é duradoura.

 Em um relacionamento entre amigos não deve haver egoísmo, autoritarismo, ataques de ciúmes. Quando isso acontece, a amizade sofre um desgaste e se a situação persistir pode comprometer a amizade. É preciso haver cooperação para a amizade crescer e se fortalecer.

 É fato que há várias reformas ou cuidados a serem feitos em uma relação, pois se não houver, ela fica “sem graça”. Antes de quase todas as coisas vem a amizade, pois você sabe que, além da família, há amigos confiáveis com quem você gostaria de compartilhar a história da sua vida, pois afinal, sem amigos e sem família, ninguém vive.

 Relacionamento é certeiro

Quando o amigo é parceiro

Onde tem união

É certo compaixão.

 

Se seu amigo é sincero

É certo que é esperto.

Tenha esperança!

Que haja confiança,

Reciprocidade,

De ambas as partes,

Gera uma bela

Amizade. 

 

Ame seu dia de hoje

Como se ele fosse o último.

Ame sua família

Como se eles se fossem amanhã.

Ame seus amigos

Como se fossem os únicos.

Ame a si próprio

Pois ninguém te amará

Mais do que você se ama.

 

Para pensar: A amizade é uma oportunidade de abrir os horizontes e perceber que a nossa família entende-se além da biológica.

  

Anna Luiza, Davi Santos, Giovanna Gribel e Orlando Lisboa

Alunos do Ensino Fundamental II

Colégio Metodista Bennett