Você está aqui: Página Inicial / Notícias / #PraPensar 05/06/2017 - Dignidade e compaixão: um estilo de vida

#PraPensar 05/06/2017 - Dignidade e compaixão: um estilo de vida

por hbrites — publicado 05/06/2018 19h26, última modificação 05/06/2018 19h26
#PraPensar 05/06/2017 - Dignidade e compaixão: um estilo de vida

“E chamando Jesus os seus discípulos, disse: Tenho compaixão dessa gente, porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça pelo caminho.” (Mateus 15.32)

 A vida nos proporciona vários encontros que nos permitem conviver com pessoas diversas, com estilos de vida e perspectivas peculiares. As pessoas da multidão que acompanhavam o ministério de Jesus também vivenciaram esta possibilidade que resultou num encontro marcante com o mestre. Foi o máximo! Jesus convive com as pessoas, as considera como gente, as ensina com todo gosto e, acima de tudo, tem compaixão. Ele vive “com paixão” considerando-as como a si mesmo e fazendo de tudo para tornar melhor as suas vidas, para que pudessem ser felizes.

Na convivência com aquelas pessoas, Jesus permitiu-se ir além da mera observação. Ele olhou, viu, experimentou o sentimento mais profundo daquela gente, faminta por suas palavras de vida, e percebeu que a necessidade de alimento era uma necessidade vital. Por amor, Ele intervém na realidade e com atitude ele muda esta situação. A compaixão – colocar-se no lugar daquelas pessoas – foi o ponto de partida para que este milagre, que começou com Jesus alimentando a alma, o espírito, a autoestima daquela gente, culminasse no saciar a fome da multidão que a três dias estava com Ele e não tinha mais alimento.

 Andar com Jesus é ter supridas as necessidades da integralidade do “ser” todos os dias e em todas as situações. É ter garantida a dignidade humana, o valor intrínseco do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus.

 Andar com Jesus é oportunidade de vida plena que se manifesta no cultivar a dignidade e compaixão como um estilo de vida, pois a dignidade tem a ver com o diálogo que gera vida, com solidariedade e justiça, com inclusão e, essencialmente, gratidão às pessoas e a Deus.

 Oremos por: relacionamentos marcados pela promoção da dignidade, compaixão e amor como um estilo de vida.

 

Reverenda Renilda Martins Garcia

Coordenadora da Pastoral Escolar

Colégio Metodista Bennett – Rio de Janeiro – RJ