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Manual de conduta do aluno Ensino Médio

por Instituto Noreste de Birigui — publicado 05/02/2013 22h00, última modificação 12/02/2016 10h50
Manual de conduta do aluno Ensino Médio

Instituto Noroeste de Birigüi

 

 

Manual de conduta do aluno Ensino Médio

 

Apresentação

 

Este Manual apresenta recursos aos senhores pais ou responsáveis e alunos que facilitam a compreensão do funcionamento e da estrutura do Ensino Médio do Instituto Noroeste de Birigüi.

Entendemos que a integração Escola - Aluno - Família é condição básica para ensinar o educando a conviver com o presente, o passado e projetar o futuro, procurando aperfeiçoar-se com justiça, interesse e amor, expressando e externando sua individualidade.

Sentimo-nos orgulhosos por participarem de nosso Projeto Educacional.

Departamento Administrativo-Pedagógico.

 

VISÃO: Ser reconhecido pela excelência em educação, fundamentada nos valores cristãos a serviço da comunidade de forma inovadora, auto-sustentável e socialmente responsável.

 

MISSÃO: Oferecer uma formação educacional melhor qualificada nas suas diversas fases, possibilitando às pessoas o desenvolvimento de uma consciência crítica e seu compromisso com  uma  prática libertadora, segundo a missão de Jesus Cristo.

 

OBJETIVOS DA ESCOLA

 

1. Proporcionar ao educando condições de participar do processo de integração Família - Escola, valorizando suas potencialidades, para um desenvolvimento progressivo, tendo como princípios o amor, os valores morais e a tradição;

2. Possibilitar oportunidades para que o educando se desenvolva com criatividade, reflexão, consciência, cooperação e confiança, preparando-o para viver e conviver, através de um ensino sério com qualidade;

3. Proporcionar condições para que nossos jovens estejam aptos ao exercício amplo e

consciente da cidadania;

4. Preparar os alunos para os diversos vestibulares.

 

 

Direção

 

Responsável pela organização geral do estabelecimento e pelo planejamento, execução e avaliação de todos os serviços escolares.

 

 

Coordenação Pedagógica

 

Acompanha, orienta e avalia o trabalho desenvolvido pelos professores, garantindo o alcance e a qualidade do processo ensino-aprendizagem.

Orienta o aluno no aspecto pedagógico, cooperando para o seu desenvolvimento integral.

Estabelece a relação entre a Família e a Escola, atendendo os pais ou responsáveis, quando necessário.

 

 

Secretaria

 

Responsável pela documentação escolar dos alunos.

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 17h e das 18h30 às 21h.

 

 

Biblioteca

 

Oferece campo de pesquisa para o processo ensino-aprendizagem.

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira das 7h às 12h e 13h30 às 17h26.

 

 

Cantina

 

Proporciona ao aluno condições práticas para aquisição de seu lanche, diariamente.

 

 

Setor de Educação Física, esportes e atividades culturais

 

1. Objetivo: Conscientizar sobre a importância da prática esportiva, indispensável ao

desenvolvimento biopsicossocial e de valores morais.

2. Modalidades: Educação Física, Treinamentos: Handebol, Futsal, Vôlei, Basquete e aulas de Judô.

3. Condicionamento Físico, Ginástica Localizada.

4. Teatro

5. Informática

6. Espanhol

 

 

Laboratório de Informática e áudio visual

 

Proporciona ao aluno condições práticas de utilização dos recursos tecnológicos, ampliando conhecimentos e objetivando a interdisciplinaridade.

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira das 8h às 22h.

 

FORMAS DE COMUNICAÇÃO RECURSOS PEDAGÓGICOS

 

A comunicação entre a Escola e a Família far-se-á através dos seguintes meios:

Comunicados, Telefone, Boletim Didático, Correspondências, Entrevistas Individuais e/ou através do site: http://www.noroeste.br

 

Sistema Pedagógico Integrado que possibilita:

• estabelecer relações entre as disciplinas;

• aproximar o ensino do cotidiano;

• associar ao conteúdo programático as inovações tecnológicas do mundo

contemporâneo;

• criar uma dinâmica aberta a constantes atualizações do material.

 - apostilas (Sistema Anglo de Ensino)

 

O Material Didático Anglo (Ensino Médio Bienal – 1º e 2º Ensino Médio -2012) proporciona condições para desenvolvimento do conteúdo programático em 2 anos.

O 3º ano funciona como um cursinho, revendo e complementando a matéria dada, utilizando como material o Terceirão Vestibulares (Revisanglo anual).

O material didático é constituído por três componentes:

 

Livro-texto - Contém toda a teoria correspondente à programação apresentada, desenvolvida em capítulos, com modelos de aplicação e/ou exercícios resolvidos, quando necessário.

 

Apostila-caderno (bimestral) - Utilizada diariamente nas aulas.

Cada aula é estruturada da seguinte forma:

- nesta aula: contém uma apresentação da aula, em forma de resumo, sinopse, esquema, roteiro ou descrição dos assuntos, conforme o caso;

- em classe: são os exercícios de aula;

- em casa: o aluno deve estudar diariamente e resolver as Tarefas Mínimas e as Tarefas

Complementares, utilizando o Livro-texto e/ou o Caderno de Exercícios.

 

Caderno de exercícios - Contém todos os exercícios propostos nas Tarefas Mínimas e nas Complementares, e traz também as respostas e as resoluções desses exercícios.

Caderno de Exercícios para cada disciplina: anual.

Contém todos os exercícios propostos nas Tarefas Mínimas e nas Complementares com respostas e as resoluções.

A colaboração e o envolvimento dos pais são decisivos para proporcionar aos filhos condições de sucesso no estudo.

 

Importante:

 

• interação entre os pais e a instituição a quem creditaram a formação escolar de seus filhos;

 

• diálogo constante na convivência diária da família.

 

 

RECURSOS PEDAGÓGICOS COMPLEMENTARES

 

1. Plantões permanentes com professores (sempre que necessário) para Orientações sobre o estudo e para esclarecer possíveis dúvidas após realização das tarefas mínimas e complementares;

 

2. Projetos de apoio para recuperação paralela;

 

3. Atividade dirigida para revisão e preparação de vestibular (A.D.R.P.V.);

 

4. Outras atividades extracurriculares, culturais e esportivas.

 

 

REGULAMENTO GERAL DO ALUNO

 

As normas aqui apresentadas são um dos desdobramentos do Regimento Escolar da Instituição.

 

A) DIREITOS DOS ALUNOS:

 

• utilizar-se das instalações e dependências do Estabelecimento, mediante prévia autorização de quem é de direito;

 

• ser atendido individualmente;

 

• solicitar 2ª chamada de avaliação, em caso de doença, luto, casamento, convocação para atividades cívicas ou jurídicas e impedimentos por motivos religiosos, mediante requerimento na coordenação e secretaria, desde que apresente a devida documentação.

 

• solicitar dispensa em Educação Física, por motivo de saúde ou trabalho.

 

• participar das atividades sociais, cívicas e recreativas promovidas pela escola;

 

B) DEVERES DO ALUNO / PAIS OU RESPONSÁVEIS:

 

1. O aluno deverá:

 

• respeitar as normas disciplinares do Regimento Escolar;

 

• comparecer devidamente uniformizado.

 

• usar uniforme diário: camiseta oficial da escola

 

• inteirar-se do sistema de avaliação e acompanhar o seu rendimento escolar;

 

• comparecer e participar das aulas, devendo ter 75% de freqüência durante o ano, em todas as disciplinas;

 

• estar de posse de todo material escolar (apostila / caderno de exercícios), apresentá-lo diariamente e zelar pela sua conservação;

 

• responsabilizar-se por seus objetos pessoais e/ou escolares;

 

• acusar recebimento e entregar aos responsáveis as correspondências enviadas pela escola, devolvendo-as assinadas, no prazo estabelecido;

 

• comportar-se de modo a demonstrar respeito a si próprio, aos colegas, professores, funcionários, família e Instituição;

 

• cuidar dos objetos, aparelhos e ambientes utilizados, conservando-os (banheiros, bebedouros, orelhões, carteiras, ventiladores, aparelhos de ar-condicionado e outros).

 

2. Os Pais ou Responsáveis devem:

 

• acompanhar o calendário escolar entregue ao aluno e disponível no site:

www.noroeste.br, para informações sobre as datas de avaliações, entrega de boletins, notas de provas e outros;

 

• agendar, caso haja necessidade, atendimento individual com a Coordenação (pessoalmente ou pelo telefone 36494016);

 

• solicitar pessoalmente ou por escrito a saída antecipada de seu filho;

 

• justificar pessoalmente ou por escrito quando ocorrer atraso.

 

C) É VEDADO AO ALUNO:

 

• entrar em sala de aula antes do período (mesmo para deixar qualquer material);

 

• alterar, rasurar ou suprimir anotações lançadas nos documentos escolares, inclusive em Comunicados, Apostilas, Livros e outros;

 

• trazer para a escola e/ou utilizar material incompatível aos estudos e ao ambiente escolar (aparelhos eletroeletrônicos, objetos de valor e outros);

 

• utilizar “Aparelho Celular” durante o horário de aula;

 

• portar e usar máquinas calculadoras ou similares sem autorização do professor;

 

• entrar e sair da sala de aula, durante as aulas, sem a devida autorização dos professores;

 

• ocupar-se, durante as aulas, com atividades incompatíveis às mesmas;

 

• organizar excursões, vendas, coletas, listas de pedidos, abaixo-assinados ou campanhas de qualquer natureza, sem a prévia autorização da Direção;

 

• promover ou participar de jogos nas dependências da escola, sem autorização prévia da Direção;

 

• usar palavrões, palavras ou gestos que ofendam a moral;

 

• brigar em quaisquer situações;

 

• namorar no ambiente escolar;

 

• utilizar qualquer vestimenta sobre o uniforme, excetuando-se agasalho (camiseta do uniforme sob o agasalho);

 

• entrar na escola com calça rasgada, mini-saias e mini-blusas, short muito curto (até 04 dedos acima do joelho);

 

• trajar uniforme descaracterizado em seu modelo e/ou cor estabelecidos pela escola.

 

CRITÉRIOS DE VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ESTUDO:

“AULA DADA, AULA ESTUDADA”

 

1. O aproveitamento anual do aluno refere-se ao progresso da aprendizagem contínua, atribuída ao ano de escolaridade;

 

2. O aluno terá oportunidade de realizar quatro Recuperações no ano letivo. Se não forem atingidos 60% (sessenta por cento) dos objetivos propostos em cada disciplina, haverá Recuperação Paralela nas 3 (três) primeiras etapas e, após a 4º (quarta) etapa, a Recuperação Final.

 

3. Recuperação Final – após a quarta etapa, embora tendo participado do processo de Recuperação Paralela, o aluno que não atingir 60% (sessenta por cento) dos objetivos propostos durante o ano letivo (média anual igual ou superior a seis), terá direito à Recuperação Final em até 6 disciplinas.

 

Os alunos levam para a escola exclusivamente a Apostila-caderno. Cada apostila contém todas as aulas programadas para o quadrimestre.

 

Nas aulas, os professores desenvolvem a parte teórica, com a participação dos alunos, e estes resolvem os exercícios de aplicação da teoria.

 

As explicações dos professores estão contidas no Livro-texto. Isso dá segurança aos alunos, pois permite que dediquem o máximo de sua atenção ao desenvolvimento das aulas.

Em casa, os alunos ampliam seus conhecimentos, por meio de pesquisa, leitura do Livro-texto e resolução das tarefas propostas.

 

A marca registrada do Anglo é aula dada, aula estudada. No final de cada aula da Apostila-caderno estão propostas uma Tarefa Mínima e uma Tarefa Complementar.

 

As Tarefas Mínimas reforçam o aprendizado dos temas abordados em classe e preparam a compreensão das aulas seguintes. Por esse motivo, todas devem ser resolvidas.

 

As Tarefas Complementares conduzem ao aprofundamento nas matérias. O Número de exercícios a ser realizado depende dos limites de cada estudante.

 

Os alunos do ensino médio realizarão simulados bimestrais do Anglo, podendo-se acrescentar na nota final do bimestre pontuação de 0,5 a 2,0, conforme determinado número de acertos e critérios da escola.

 

Lição de Casa

 

Nosso lema é “aula dada, aula estudada”, assim todos os dias os alunos terão tarefa para fazer em casa a fim de que comecem a criar hábito de estudo, rotina de trabalho, enfim, para aprenderem a estudar. Tudo gira em torno das aulas. Em casa, os alunos estudam diariamente as aulas dadas, ao fazer as tarefas.

 

Com o material Anglo, o hábito de estudo começa junto com a escola.

 

O aluno deverá:

 

1)  Em sala de aula:

 

• pedir esclarecimentos sempre que for necessário;

• ficar atento às perguntas e às respostas dadas pelo professor;

• fazer anotações em classe e copiar o esquema dado pelo professor;

• fazer os exercícios de classe, solicitando ajuda do professor sempre que precisar;

• corrigir os exercícios, tanto os de classe como os complementares;

• manter em dia seus cadernos, apostilas e caderno de exercícios.

 

2) Em casa:

 

• realizar, diariamente, as tarefas mínimas e complementares em local adequado, que permita a necessária disposição e concentração;

• ter um horário estabelecido para estudar;

 

 

 

Bruna Dias

Analista de Comunicação e Marketing

 

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI - INB

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