Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Instituto Noroeste lembra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças

por Instituto Noreste de Birigui — publicado 20/05/2011 21h00, última modificação 12/02/2016 10h50
A escola participou de uma caminhada para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). O evento fez parte da Semana Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Lei Municipal 4.757/2006), anualmente promovida pela Prefeitura de Birigui, com apoio do Noroeste, de órgãos de classe, entidades e sindicatos. A caminhada começou às 8h30, na frente do Instituto Noroeste. Aproximadamente 600 jovens participaram da marcha. Além de alunos do Noroeste, estudantes de escolas públicas municipais também estiveram presentes. Após percorrer as principais ruas centrais da cidade, a concentração ocorreu na Praça James Mellor (Prefeitura), onde autoridades falaram sobre a importância de se combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “Vocês estão de parabéns pela marcha. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio dos demais envolvidos, realiza um ótimo trabalho em Birigui. É muito importante lembrar sobre o tema, já que muitos jovens sofrem abusos e nossa luta é para que o problema seja sanado”, destacou o prefeito de Birigui, Wilson Carlos Rodrigues Borini, que ao lado da primeira dama, Geni Albani Borini, recebeu o alunos na Praça James Mellor. A marcha foi idealizada pela professora Sônia Marilza Bucalon Capel, do Noroeste, que anualmente realiza com seus alunos uma ampla pesquisa sobre o tema. Cartazes e demais materiais estão expostos na escola, apontando soluções e incentivando a denúncia. A idéia da professora foi tema de matéria da TV Birigui e também da TVI-SBT Araçatuba, que divulgaram em suas emissoras a ação. O dirigente pedagógico do Noroeste, Sérgio Polizel, falou ao vivo sobre a marcha no Progama TeleVerdade, do SBT. “A Lei que trata sobre o tema (Lei Federal 9970/2000) foi instituída em função da morte da menina Araceli Santos, ocorrida em Vitória, em 1973, vítima de seqüestro, estupro e assassinato. A impunidade dos agressores ganhou repercussão nacional, gerando sentimento de indignação na população”, falou a professora Sônia. ASSESSORIA DE IMPRENSA DO INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI Tiago Lotto – Jornalista responsável (MTb: 33.699)
registrado em: