Você está aqui: Página Inicial / Notícias / DICAS SOBRE O ENEM

DICAS SOBRE O ENEM

por Instituto Noreste de Birigui — publicado 22/10/2015 22h00, última modificação 12/02/2016 10h54
DICAS SOBRE O ENEM

A leitura atenta é fundamental para enfrentar os desafios das questões de múltipla escolha, pois na busca pela resposta adequada, todos os detalhes precisam ser considerados.

O alvo nas questões de múltipla escolha é sempre a resposta adequada e, para alcançá-la, é preciso fazer uma leitura atenta a todos os detalhes

Os vestibulares e concursos avaliam o candidato a partir de questões de múltipla escolha (prova objetiva), que é uma forma rápida e direta de perceber a capacidade que cada um possui, ou seja, as potencialidades que cada um tem para a leitura, seleção, organização e interpretação das situações apresentadas.

A prova objetiva torna-se difícil, pois exige uma leitura cuidadosa, atenta aos detalhes, portanto, tudo é importante, da data em que o texto foi escrito à imagem que está sendo veiculada a ele. Não deixar que nenhuma informação se perca é essencial, pois, o leitor competente é ativo, sendo assim, ele não para na “superfície” do texto, busca sempre a sua essência.

Após a leitura atenta dos textos, passa-se para a leitura dos enunciados. Alguns serão logo descartados por não apresentarem compatibilidade com o que está sendo proposto. No entanto, há sempre aquelas duas ou três “afirmativas” que deixam o candidato em dúvida. Quando isso acontecer, lembre-se de que é a questão mais adequada que será considerada correta, logo o que deve ser analisado é a coerência interna (a lógica entre as ideias apresentadas) e a compatibilidade entre a resposta e o enunciado.

No momento da leitura, não se esqueça de que as palavras podem apresentar-se em sentido real (próprio) ou figurado – quando ganham novas significações. Logo, procure adequar o seu olhar ao contexto apresentado.

O candidato é prejudicado pelo excesso de confiança ou pela falta dela. Alguns veem a questão e a consideram tão fácil que não se preocupam em lê-la atentamente, sendo um forte candidato a perder a questão por displicência. Outros, no entanto, não se consideram aptos para responder, antes mesmo de ler as proposições, desistem sem nem ao menos ter tentado. Ambas as posturas devem ser eliminadas, pois prejudicam.

Utilizar o conhecimento de mundo, ou seja, tudo que foi aprendido ao longo da vida, seja na escola ou fora dela, é muito importante e torna-se um diferencial, pois, segundo Leonardo Boff, cada um lê com os olhos que tem.

Para finalizar, é fundamental manter a atenção concentrada, portanto, não perca o foco.

1 – Busque um local tranquilo.

Busque um local que seja tranquilo, para que você mantenha foco na hora dos estudos. Fique longe de locais com muitos aparelhos eletrônicos como televisão, computador, rádio e outras coisas que podem tirar sua atenção.

2 – Organize as matérias

Se tiver pouco tempo para estudar,  estude cada dia uma matéria. Caso tenha mais tempo estude no máximo 3 matérias por dia. Lembre-se que diversificar  as matérias ajuda na memorização dos temas.

3 – Redação

Faça uma redação por dia, pesquise e foque em  temas que sejam da atualidade. Se puder, peça a alguém mais experiente que leia e opine sobre suas redações.

4 – Provas

Faça provas anteriores, isso vai te ajudar a determinar tempo para cada questão e também dará noções do que cai no Enem em todas as matérias.

5 – Ler

Leia bastante, isso te ajudará na hora de formular a redação. Lembre de buscar notícias atuais, pois estas te ajudarão nas questões de atualidades do ENEM.  Fique atento a jornais, revistas e às notícias do Guia da Carreira para ficar por dentro das atualidades que podem cair na redação. Além disso a leitura ajuda muito na hora de escrever. Fique ligado nos livros propostos para leitura em grandes vestibulares como UNESP, FUVEST, UNICAMP, USP, entre outros.

Matéria do Enem

O que vai cair no Enem ?

O Enem é uma prova que aborda diversos assuntos atuais, além de incluir todas as matérias. Uma boa tática, utilizadas por muitos estudantes para estudar o que vai cair no ENEM é se basear nas provas passadas. É importante verificar as questões que foram aplicadas, pois dessa forma é possível encontrar alguns padrões que o INEP costuma seguir.

No que focar na hora dos estudos:

Nas Línguas estrangeira e portuguesa:  Na hora de estudar é importante focar em interpretação de texto, escrita culta e gramática;

Em Matemática :  Estude as equações, álgebra e frações ;

Em Física: Foque em pressão, movimento, termodinâmica e acústica;

Em História: Concentre-se nas histórias gerais do Brasil e do mundo;

Em Química : Lembre-se da tabela periódica, reações químicas e substâncias;

Em Biologia : Estude os seres vivos, plantas, organismos e células;

Geografia: Analise as matérias de meio físico, recursos naturais e  população;

Filosofia: Leia sobre pensamento e ética;

Sociologia: Reflita mais sobre comportamento e sociedade na atualidade

OBS: Para fazer o exame, leve somente caneta esferográfica preta de corpo transparente. É recomendável levar mais de uma, por precaução. Lápis, lapiseiras, borrachas, relógios, óculos escuros, bonés, chapéus e similares não são permitidos. É aconselhável levar o cartão de confirmação nos dias de prova.

A apresentação de documento de identidade original com foto é obrigatória. RG, passaporte, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação com foto, Certificado de Dispensa de Incorporação e Certificado de Reservista são considerados válidos para apresentação, segundo o edital do exame.

Alimentos e água podem ser levados nos dias de prova. Recomenda-se levar alimentos de fácil manuseio, como biscoitos, chocolate e barras de cereal. Não é bom exagerar na quantidade, já que o excesso pode fazer com que você se desconcentre.

Fonte: Brasil Escola Enem

registrado em: