Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

por Instituto Noreste de Birigui — publicado 17/05/2012 21h00, última modificação 12/02/2016 10h51

Um dia de alerta e conscientização, assim é o 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data marca um reforço ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, problema crônico da sociedade brasileira. Nesse momento, os diferentes setores da sociedade, dos governos e da mídia se mobilizam para a formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual infanto-juvenil. E seguindo essa linha de raciocínio a professora de Ensino Religioso, Sônia Marilza Bucalon Capel, trabalhou uma atividade com os alunos da 7ª Série do Fundamental II ao 3º Ano do Ensino Médio, que fizeram a pesquisa sobre o assunto e assim, desenvolveram vários trabalhos, como, cartazes, maquetes, camisetas foram promovidas com o intuito de estimular e encorajar as pessoas a denunciarem e revelarem situações desse tipo de violência.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune.

Depois de feita a denúncia, o serviço encaminha as informações para o Conselho Tutelar e serviços de assistência social, médica e psicológica, além de acionar a polícia militar, federal e rodoviária (se necessário). Contudo, não há um completo monitoramento do desenrolar dessas ações, nem a garantia total da proteção da criança ou adolescente. De acordo com informações da própria CMDCA (Conselho Municipal de Desenvolvimento da Criança e Adolescente), é frequente a impunidade nesses casos, o que acaba por alimentar a prática dos crimes.

Das 55,6 milhões de crianças e adolescentes brasileiros com menos de 14 anos, 12% (o que representa o montante de 6,6 milhões de pessoas) são vítimas de agressões de alguma espécie dentro do ambiente doméstico, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância. São justamente essas agressões as portas de entrada para a vida nas ruas e o desencadeamento de outras situações de abuso e exploração sexual. Os dados revelam inclusive que a maioria das meninas de 12 ou 13 anos que estão em ambientes de prostituição, foram abusadas inicialmente dentro de suas próprias famílias.

No dia 21 de maio uma equipe do CMDCA e profissionais da Prefeitura de Birigui, apresentará duas peças teatrais no Prédio da 3ª Idade. E no mês de junho dia 13 o promotor, Dr. Joel Furlan, fará uma palestra aos alunos do Noroeste sobre o dia nacional de luta e exploração infanto junevil.

registrado em: