Você está aqui: Página Inicial / Alunos do 1º ano do Ensino médio aprendem sobre fermentação em aula de observatório

por cindy.lima1 publicado 17/11/2022 16h03, última modificação 17/11/2022 16h03

Durante a aula de observatório com a professora Francine, de Biologia, os alunos do 1° ano do Ensino Médio aplicaram na prática a confecção de um pão tipo Focaccia, o que foi estudado em sala de aula a respeito do processo de fermentação.

Os estudantes puderam observar que o fungo Saccharomyces cerevisiae se alimentam da glicose presente no açúcar e do carboidrato presente na farinha no processo de fermentação, necessário para a sobrevivência e reprodução desse micro-organismo. Como resultado desse processo, ocorre a liberação de gás carbônico e álcool. E, durante esse procedimento, o gás carbônico auxilia na formação de bolhas no interior do pão que faz com que a massa cresça.

O objetivo da aula prática sobre Fermentação, é com que os alunos aprendam os conceitos relacionados à fermentação realizando experimentações diversas e acompanhando esses processos, estimular a curiosidade e o interesse, permitir que se envolvam em investigações científicas, estimular o trabalho em equipe, compreendendo conceitos básicos a respeito de fermentação e desenvolver habilidades.

Veja mais fotos aqui.

registrado em: