Você está aqui: Página Inicial / Sobre o Colégio / História

por kesia publicado 19/02/2016 16h52, última modificação 19/02/2016 16h52

Em 1930, o Instituto Americano de Lins passou a oferecer, também, o curso ginasial; nos anos seguintes, ampliou as instalações e aprimorou as atividades. Estabeleceu o curso Normal em 1944, formando profissionais que atuaram em escolas de diversas cidades.

Nos anos 50, foi pioneiro na instauração de cursos profissionalizantes, inclusive com Classes Empresas, que se deslocavam em função das necessidades do mercado de trabalho. Foi nessa década que o Instituto Americano de Lins deu continuidade a sua proposta pedagógica, chegando ao Ensino Superior, mediante à criação da Faculdade de Odontologia de Lins, fundada em 1954 e que, no início de 1997, passou a fazer parte da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, através de um convênio entre as instituições, para expansão do compus universitário em Lins.

Atualmente, o projeto educacional do IAL é trabalhado com muito compromisso e seriedade por uma equipe competente, onde a tecnologia também não fica para trás. O IAL mantém o Portal Educacional, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, permitindo desenvolver atividades e projetos que transcendem as ferramentas básicas do computador, como a construção de livros, divulgação de avaliações, comunicados, simulados e acompanhamento escolar, pelos pais, diariamente, através da internet.

Todos esses projetos ajudam o IAL a alcançar seu objetivo maior: contribuir para a formação de cidadãos conscientes e completos, preparando-os para transporem os obstáculos da vida, como acreditava o fundador Rev. Clement Evans Hubbard. Ainda nos nossos dias de hoje, aos 80 anos de existência, a filosofia da educação proposta pelo fundador permanece em nossa gestão: “educar para a vida, onde o homem deve ser visto na sua totalidade a fim de se preparar para a realização pessoal e profissional.”

Não podemos deixar de mencionar a valoração dos esportes no Instituto Americano de Lins, onde várias modalidades esportivas são contempladas e alunos se destacam no cenário local, regional e estadual, na Natação, indo mais longe e colocando o nome do IAL em evidência.

O IAL possui atualmente os segmentos Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação profissional em nível de pós-médio, e possui mais de 1400 alunos matriculados.