Verão: a estação mais quente
“Enquanto durar a terra, não deixará de haver, sementeira e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.” Gn. 8.22
Skip to content. | Skip to navigation
#PraPensar
O Projeto #PraPensar é uma série de reflexões escritas por nós e feitas para você. Criado em 2016, contempla toda a Educação Básica Metodista, ao todo, 14 colégios.
Durante um mês inteiro, um dos colégios que fazem parte do projeto é escolhido e desafiado a escrever e desenvolver um pensamento por semana. Seguindo o nosso Calendário de Oração, que apresenta um tema por mês, a mensagem da semana é escrita por pastores, professores e alunos com todo o acompanhamento e apoio de nossas Pastorais Escolares e Universitárias.
Postado nos sites dos colégios todas as terças-feiras, o #PraPensar tem o intuito de espalhar o amor de Deus e de incentivar a leitura da Palavra.
Ao longo do ano, constrói-se um devocionário anuário próprio dos Colégios Metodistas, enfatizando sempre o amor de Cristo por cada um de nós.
Compartilhe, acompanhe e faça parte deste projeto.
Confira as reflexões:
“Enquanto durar a terra, não deixará de haver, sementeira e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.” Gn. 8.22
“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”. (Hebreus 11.1)
Se eu subir aos céus, lá estás, se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também.
No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas
“Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto”. (Jeremias 17.7-8)
“Deus ama quem dá com alegria”. 2ª Coríntios 29.14
“A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado”.
“Ninguém tem maior amor do que este: de dar a alguém a própria vida em favor de seus amigos”. João 15.13
Fui reprovado no segundo ano do ensino fundamental, antigo curso primário, duas vezes. Vivíamos uma situação complicada em casa. Meus pais trabalhavam arduamente para pagar a prestação de nossa casa e sustentar seus onze filhos. Mal tínhamos o que comer.
Responsabilidade na educação e na vida Texto bíblico: Jeremias 17.9 – Romanos 3.10 O lar tem suma importância na vida humana, pois é o berço de costumes, hábitos, caráter, crenças e moral de cada ser humano, seja no contexto mundial, nacional ou familiar. Então, podemos dizer que como vai o lar, vai o mundo, e, também, que o que é bom para a família é bom para o mundo.
“Ora, os que comeram eram quatro mil homens, além de mulheres e crianças.” (Mateus 15.38)
“(...) tomou os sete pães, e, dando graças, partiu e deu aos discípulos e, estes, ao povo. Todos comeram e se fartaram; e, do que sobrou, recolherem sete cestos cheios.” (Mateus 15.34-37)
“Mas os discípulos lhes disseram: Onde haverá neste deserto tantos pães para fartar tão grande multidão? Perguntou-lhes Jesus: Quantos pães tendes? Responderam: Sete e alguns peixinhos. (...) tomou os sete pães, e, dando graças, partiu e deu aos discípulos e estes, ao povo. Todos comeram e se fartaram; e, do que sobrou, recolherem sete sextos cheios.” (Mateus 15.33-37)
“E chamando Jesus os seus discípulos, disse: Tenho compaixão dessa gente, porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça pelo caminho” (Mateus 15.32)
No texto de Mateus aqui sugerido, temos uma mãe apavorada pelo sofrimento de sua filha. Ela clama a Jesus por sua ajuda.
"Nada façais por partidarismo, ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo" (Filipenses 2.3)
“O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam. ” (Naum 1.7)
“Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.” (Immanuel Kant)
A solidariedade também está em simples atos Solidariedade é algo que está em falta em nosso meio social atualmente. A maior parte das pessoas, hoje em dia, pensa apenas em si mesma, não olhando para as pessoas que estão ao seu redor e nem pensando se podem prejudicá-las de alguma forma.
A lógica da justiça humana determina que “aquilo que vai, volta” ou “o que sobe, tem que descer”. Isso não deixa de ser uma verdade, no entanto, há uma beleza no que diz respeito a viver na “contramão” do usual.
“Então, Jesus contou a seguinte parábola: certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. Então disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra?
A vocação da fé que Jesus nos chamou a viver envolve um processo constante de mudança, de reforma, de renovação. Não há maturidade espiritual sem uma vida em constante reforma
De que nos valeria se, no mais, tivéssemos e fizéssemos tudo e fôssemos todos santos, mas deixássemos de fazer tudo aquilo que é a razão principal de nossa existência: a educação da juventude?
As exortações do reformador estão dentro de um quadro maior...
Ensina a criança o caminho... “De minha parte, se pudesse ou tivesse que abandonar o ministério da pregação e outras incumbências, nada mais eu desejaria tanto quanto ser professor ou educador de meninos.
A nossa nação está sedenta por mudanças no âmbito social, político e econômico. A insatisfação do brasileiro está na injustiça, violência, impunidade política, discriminação, desvalorização profissional e falta de recursos.
A sociedade de hoje anda muito egocêntrica, egoísta e desrespeitosa. Atualmente, as crianças não saem muito para fora de casa, ficam jogando videogame, no celular, computador, assistindo televisão...
A Reforma Protestante foi um movimento operado por homens poderosamente usados por Deus para resgatar suas verdades. Sem dúvida, precisamos nos inspirar na Reforma para lutar pelo nosso País