Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / #PraPensar / #PraPensar - 14/01/2020 - Os desafios de viver a unidade na diversidade

#PraPensar - 14/01/2020 - Os desafios de viver a unidade na diversidade

Prática pedagógica cristã
#PraPensar - 14/01/2020 -  Os desafios de viver a unidade na diversidade

Prática docente cristã e diversidade, duas categorias que exigem um exercício de reflexão intenso e desafiador.

Intenso pela complexidade com que o universo docente se apresenta e desafiador porque nos estimula a ir além do que se sabe e do que se vivencia.

Compreendemos que a diversidade diz respeito à variedade, pluralidade e diferenças, sendo assim, pensar neste assunto na educação cristã significa tornar visível o que está implícito em nossas relações cristãs.

Na prática, devemos nos esforçar na busca de afazeres pedagógicos cristãos que atinjam a todos considerando as diferenças. Pensar em atividades abertas e variadas que possam ser abordadas por diferentes níveis de compreensão e execução.

Na maioria das vezes, trabalhamos com padrões idealizados que não valorizam o diferente, mas a verdadeira educação é aquela que garante a qualidade de ensino a cada um dos alunos, reconhece e respeita a pluralidade, bem como responde de acordo com as potencialidades e necessidades de cada um.

Em João 17:1-26 encontramos a oração intercessora e o fazer pedagógico de Jesus “[...] porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam[…]”, também o ato de educar com a finalidade de desenvolvimento e por fim, o pedido de viver em unidade.

O maior desafio, portanto, é a compreensão de que esse fazer pedagógico é um processo que visa o aperfeiçoamento do ser humano e de seus dons naturais à luz da perspectiva cristã a respeito da vida, realidade, do mundo e do homem. Os afazeres evidenciam valores morais, éticos, e de responsabilidade social, base do cristianismo.

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus”. Miqueias 6:8

Oração: Senhor, nos ensina a contribuir para a mudança necessária na formação de educadores, capacitando a comunidade escolar na busca da educação, que tem por objetivo formar pessoas de caráter e comprometidas com o teu Reino.

Rev. Olivia Regina de Lima Neli
Coordenador IMED - Lins