Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - Tocar ou ser Tocado por Cristo

Alimento de Fé - Tocar ou ser Tocado por Cristo

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 12/06/2018 06h39, última modificação 12/06/2018 06h39
“Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram!”. João 20: 29.
Alimento de Fé - Tocar ou ser Tocado por Cristo

 

 

Leia João 20: 19 – 31.

 

 

            Depois da ressurreição Jesus aparece aos Seus discípulos. Cremos que foi um momento onde a alegria deveria ter sido uma marca profunda. Mas, infelizmente nossos corações tem uma certa dificuldade em acreditar naquilo que a nossa razão muitas vezes não consegue explicar.

            Jesus se aproxima de um dos Seus seguidores, Tomé e permite a ele tocá-lo. O discípulo estava temeroso e duvidoso, mas toca o Mestre para que possa ter a prova real de que Jesus estava vivo. Depois disso expressa: “Senhor meu, e Deus meu”. Fico pensando que em muitos momentos nos parecemos com Tomé, queremos uma prova da presença de Jesus, para podermos seguir nossa caminhada. Se tivermos a prova, então não precisaremos da fé, pois a fé é o “firme fundamento das coisas que não se veem”.  

            Que possamos crer em Cristo, mesmo que não o toquemos, pois o mais importante é quando somos tocados por Deus. Quando queremos tocar o Senhor manifestamos dúvida, quando Ele nos toca se manifesta a cura. Temos como exemplo a cura dos leprosos, por mais que a pele esbranquiçada e os nervos tivessem sofrido grandes danos, Jesus ao tocá-los manifestou vida. Ao invés de querer tocar o Senhor, como prova de algo, vamos permitir ser tocado por Ele e assim haverá manifestação do poder de Deus. Se o nosso coração estiver aberto a ação do Mestre, com certeza muito mais Ele fará por nós.

            É fácil nos dias de hoje criticarmos a ação de Tomé, porém muitas vezes em nossa comunhão com Deus, somos ingratos. Ele já nos tem dado muitas coisas e mesmo assim ficamos insatisfeitos, quando as situações não acontecem do jeito que queremos. Estipulamos normas assim como este discípulo que disse que se não fosse da maneira dele “de maneira nenhuma irei crer”.

            Saiba a fé Bíblica não precisa de muitas explicações, pois a sua consistência está na pessoa de Jesus e não em decorar alguns ensinamentos religiosos. Quando temos uma fé de qualidade, não a questionamentos: A fé verdadeira sobe as montanhas mais íngremes, desce aos vales mais escuros, atravessa os desertos mais abrasadores, tudo isto pois sabe que: “não temerei mal algum, pois tu estás comigo”.   

            Que o nosso coração esteja sempre aberto e cheio de gratidão por ter recebido o toque de Cristo.

 

 

Oração:  Senhor Jesus, queremos acreditar em Ti em todos os momentos. Tu sabe que existem momentos em que a dúvida se manifesta e então queremos provas, queremos tocá-lo, queremos sinas. Por isso agradecemos pela paciência que tens tido para conosco e que a cada dia em nossa caminhada da vida, possamos perceber com os olhos da fé, que em nenhuma circunstâncias estamos sozinhos. Amém.