Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 30/08/2018 - Coração de servo

Alimento de Fé - 30/08/2018 - Coração de servo

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 30/08/2018 06h36, última modificação 30/08/2018 06h36
“Portanto, se vós compreenderdes esse ensinamento e o praticardes, abençoados sereis”. João 13: 17.
Alimento de Fé - 30/08/2018 - Coração de servo

 

 

Leia João 13: 16 – 20.

 

            Quantas vezes queremos ser servido ao invés de servir? Precisamos aprender com Jesus a termos um coração de servo.

 

            Jesus algumas vezes era chamado de Mestre, durante a sua vida terrena. Realmente este não somente era um título, mas de fato Ele viveu e agiu como um verdadeiro mestre. Os discípulos o chamavam “Rabi”, que significa mestre.

Quando Pedro viu o Senhor pela terceira vez após a sua ressurreição, confessou: "Senhor, tu sabes tudo" (João 21:17). Embora Pedro reconhecesse e aceitasse que existem situações difíceis de dominar na vida, ele também foi capaz de reconhecer humildemente que Cristo verdadeiramente é o Senhor e Mestre e sabe de todas as coisas que se passam em nosso coração.

Quando olhamos para Cristo, precisamos entender quem fala, age, faz milagres, trabalha e ensina. Ele é Deus, o Senhor de todas as coisas: um homem que pode entender as dores da vida como nós, mas também é o Senhor, que tem a chave para tudo, pode mudar tudo ou nos dar forças para enfrentarmos tudo.

            Sendo o mestre tornou-se escravo. Deus serviu ao homem. Quando percebemos que o nosso Deus Todo Poderoso veio à Terra para nos servir, só podemos cair em adoração humilde. Cristo dá a seus discípulos uma e outra vez o exemplo de sua própria missão: ter um coração de servo. Servindo a Deus, vivendo como Jesus, e humildemente submetendo-se à Sua vontade. Essa é a essência do cristianismo: serviço humilde, especialmente ajudando às pessoas a terem um encontro genuíno com Cristo.

            Ter um coração de servo nos torna pessoas bem aventuradas. Cristo nos convida a servir. Ser servo uns dos outros não é fácil para nós, porque isto pressupõe ser humilde. Não foi fácil para Cristo também. Seu incentivo era amar e nos redimir.

Servir aos outros é uma bênção porque somos desafiados a fazer por amor, esquecendo de nossas paixões e vontade, para buscarmos ter uma fé que autentica: “A fé que atua pelo amor”. Gálatas 5: 6.

Este tipo de amor transforma nosso mundo; transforma nossos corações e torna possível que a graça de Deus nos toque de maneira mais profunda a nossa alma. Quando temos um coração de servo, toda oportunidade de serviço se torna uma bênção. A bênção de ser como o Senhor, um servo por amor.

            Precisamos aprender com Jesus a ter um coração humilde e disposto a ser servo, mais do querer ser servido; disposto a manifestar o amor e a graça do Senhor por onde andarmos.

  

Oração: Senhor abra o nosso coração para que tenhamos um coração de servo, sendo consciente de que a nossa maior motivação é o Teu amor agindo em nossas vidas. Que nossa vontade seja subjugada pela Tua graça e nos faça desejar e buscar viver tendo como inspiração Sua vida. Que possamos trilhar o caminho da humildade e desta forma rompermos com todo o egoísmo. Amém.