Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 26/11/2018 - Um Reino de misericórdia

Alimento de Fé - 26/11/2018 - Um Reino de misericórdia

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 26/11/2018 06h47, última modificação 26/11/2018 06h47
“Pegue seu dinheiro e vá. Eu quis pagar ao último trabalhador o mesmo que paguei a você”. Mateus 20: 14.
Alimento de Fé - 26/11/2018 - Um Reino de misericórdia

­­­­­­­­­­­

Leia Mateus 20: 1 – 16.           

 

            Adentramos ao Reino de Deus através da obra da cruz, que é o resultado do amor do Senhor que se manifestou a todos nós de forma misericordiosa. Alguém disse que o ato de misericórdia é o Pai Celestial não nos dando o que merecíamos.

            O Reino dos Céus manifesta sempre misericórdia. Nosso Senhor começa a parábola dizendo que o assunto é sobre o Reino dos Céus. Ele é o Rei, é a base estrutural de valores e ética deste Reino.

Há uma diferença enorme entre o Reino de Deus e o reino dos homens. Tanto em estrutura como em essência não há nada neste mundo que possamos comparar com o Reino Celestial.

De certa forma, simpatizamos com os trabalhadores, que, embora tivessem mais trabalho, só receberam tanto quanto àqueles que trabalharam por apenas uma hora.

Isso parece injusto, os primeiros que trabalharam mais deveriam ganhar mais, está é a lógica humana. Cristo justifica as ações do senhorio enfatizando sua bondade, não tendo como base nenhum mérito do trabalhador, ambos receberam o que era suficiente para alimentar suas famílias.

Enquanto nossos olhos humanos conseguem ver apenas o momento, os olhos misericordiosos do Senhor veem muito além.

            O Reino de Deus é de justiça e misericórdia.  Nosso Senhor deixa claro que Deus é justo e misericordioso. Deus não deve nada à Suas criaturas. Quando dizemos que ele é justo, queremos dizer que ele ordena tudo corretamente e dá a todos o que é preciso, para cumprir a vontade do Pai Celestial. Sua misericórdia é a perfeição de sua justiça. O ser humano que falha em cumprir a vontade de Deus é vazio e seu futuro será sombrio, a menos que ele aceite a soberania de Deus.

Em sua misericórdia, o Pai nos enviou Seu Filho para nos buscar e nos salvar de nossa pecaminosidade. Por misericórdia, Ele nos enviou o Espírito Santo para nos ensinar sobre a vontade do Pai e nos ajudar a trilhar o novo caminho que é Cristo.

            Há um mistério na bondade divina.  O Reino dos Céus não é governado pelos padrões humanos. É governado pelo padrão da misericórdia divina e da bondade divina. É isso que o nosso Senhor está tentando nos ensinar através de numerosas parábolas sobre a misericórdia, através de Suas ações e, acima de tudo, através de Seu sofrimento e morte na cruz.

Ele não veio para condenar, mas para redimir. Ele veio não para destruir, mas para dar vida em abundância. Ele veio ao nosso encontro e, através dele, podemos desfrutar da companhia do Pai das Luzes, no qual não há sombra de variações.

            O Reino da misericórdia é o lugar que o pecador encontra a redenção. É um lugar onde a esperança é renovada, a graça manifesta é o amor cria uma nova dimensão de vida.

 

 

Oração:  Senhor, temos recebido grandes bênçãos através da misericórdia. Através do Teu amor foi criado em Cristo Jesus, um caminho de acesso ao trono da graça. Que a cada dia possamos nos manter unidos a Ti. Amém.