Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 23/08/2018 - Medo e Serenidade

Alimento de Fé - 23/08/2018 - Medo e Serenidade

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 23/08/2018 06h43, última modificação 23/08/2018 06h43
“Mas Jesus disse a eles: “Por que estais com tanto medo, homens de pequena fé? Mateus 8: 26.
Alimento de Fé - 23/08/2018 - Medo e Serenidade

Leia Mateus 8: 23 – 27.

 

O medo é algo que faz parte da vida humana, o problema acontece quando o medo se torna limitador, impedindo as pessoas de fazerem muitas coisas corriqueiras. Precisamos da ajuda de Cristo para vencermos os nossos medos. 


Os discípulos também sentiam medo. Se olharmos para a cena descrita por Mateus, veremos que havia uma situação em que o medo aparece, a ponto de acordarem Jesus. A mudança brusca do tempo, em meio a travessia de um grande lago, em um pequeno barco, realmente parece algo assustador. A tempestade era enorme, fazendo que as ondas acabassem enchendo o barco com as suas águas revoltosas. Os discípulos então, mesmo alguns que eram pescadores, se veem impotentes diante da tempestade e a primeira coisa que fazem é ir acordar o mestre. Eles enxergam nos Senhor Jesus um vislumbre de esperança. Se alguém pode fazer algo, este alguém é Jesus. 


Podemos dizer que neste momento o medo poderia devorar a esperança de qualquer pessoa. Quantas vezes tivemos medo, e ficamos paralisados diante de situações que pareciam impossíveis de se resolverem, mas foram resolvidas e sobrevivemos? 


Muitas pessoas ao acordarem já sente o medo de enfrentar um novo dia. Outras pessoas ao chegar a noite, sentem medo de dormir e não acordarem mais, o que causa medo e ansiedade e então são dominados pela insônia. 


Os medos de tormentos, podem literalmente devorar uma pessoa. Alguns medos podem ser removidos facilmente outros nem tanto. Tudo dependerá do lugar em que buscaremos a ajuda. Se formos a Cristo, mesmo sendo o maior dos medos, Ele pode nos ajudar a enfrentarmos as tempestades da vida, fazendo com que a serenidade passe a imperar e o medo seja derrotado. 


Em uma de suas cartas João menciona que o “perfeito amor lança fora todo o medo”. Aquele que está mais feliz com nossos medos não verbalizados é inimigo de nossas almas. Porque o medo primeiramente enfraquece nosso relacionamento com Deus, nos faz duvidar de sua onipotência e amor infinito, e logo nos aprisiona. 


Devemos então mostrar ao adversário o cartão vermelho direto, e correr o mais rápido possível para Jesus e colocar todos os nossos medos em suas mãos. Assim como Jesus conquistou a tempestade na passagem do Evangelho, é uma tarefa fácil para Ele dissolver nossos medos no ar. A chave para isso é a nossa confiança N’Ele e em sua onipotência. Com Cristo podemos superar todos os desafios da vida com serenidade.


Quando aprendemos a levar nossos medos até a presença do mestre, estes se diluem e desaparecem, assim como a água da chuva. Ele não somente levou os nossos pecados através da obra da cruz, mas tudo àquilo que nos distanciava D’Ele. Podemos então viver de forma que o medo não nos paralisa mais. A tempestade foi se acalmando, agora a serenidade chegou. 


Os medos podem ser superados quando deixamos o controle do “barco” nas mãos do Senhor.

 

Oração: Jesus, queremos neste dia abrir nossos corações e revelar aquilo que está nos causando medo. O medo que afeta as nossas vidas, não nos deixando dormir à noite e assustando-nos durante o dia. Senhor tudo entregamos em Suas mãos, que podem aclamar as tempestades de nossas vidas, fazendo com que a calma e serenidade habite nossos corações. Amém.