Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 22/10/2018 - O grande Capitão

Alimento de Fé - 22/10/2018 - O grande Capitão

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 22/10/2018 07h39, última modificação 22/10/2018 07h39
“Assim que acabou de ministrar, dirigiu-se a Simão e aos demais, e lhes pediu: “Ide para onde as águas são mais profundas e lançai as vossas redes para a pesca!”. Lucas 5: 4.
Alimento de Fé - 22/10/2018 - O grande Capitão

 

 

Leia Lucas 5: 1 – 11.        

 

            Precisamos da ajuda de Cristo para podermos compreendermos e vivenciarmos o modelo de santidade descrito por Ele. Entender que nosso maior exemplo é o Senhor, então devemos segui-lo. Que o processo de santificação nos leve a uma maior identificação com Jesus.

            Jesus ensinou no lago de Genesaré. Sabemos que Ele também ensinou em muitos outros lugares: no templo, nas sinagogas, nas montanhas e até no meio de um grupo de crianças.

Vemos neste texto que havia uma grande multidão ao redor do lago. Tente imaginar esta cena. Para essas pessoas, o lago era tudo: água, comida, transporte, uma imagem de beleza e um objeto de contemplação. Mas por baixo de sua normalmente silenciosa e profunda superfície azul havia um mundo muito diferente que eles não conheciam.

Cristo usa este lugar de forma apropriada para trazer uma revelação de que a vida é muito mais do que os momentos que vemos e mais do que o alimento que ingerimos. Ele traz a profundidade da vida espiritual, revelando que através da fé, podemos conhecer a vontade de Deus e a força para cumpri-la. Então através do Senhor passamos a entender a vida de uma outra forma.

            Em um outro momento Jesus disse que os servos fiéis e sábios devem imitar a bondade de seu Senhor ao distribuir os alimentos no devido tempo. Deve cuidar da casa do seu Senhor, como se fosse a sua própria casa, porque ama o Senhor. Isto é o que distingue o mau servo, que usa a ausência do seu Senhor para buscar fazer e buscar a satisfação de suas paixões desordenadas. Ir à casa do Senhor, não significa nada para ele. Ele ama a si mesmo e tudo ao seu redor está lá apenas para servir seus próprios interesses.

            Jesus realiza algo maravilhoso em nossas vidas. Isso não é surpreende? Talvez já perdermos a capacidade de ficarmos surpresos. Deixamos de ter um coração agradecido, pois passamos a “achar” que Deus tem a obrigação de nos abençoar.

            Mas a cada momento precisamos reconhecer que Cristo é o nosso Capitão. Ele toma o leme nas mãos e nos guia sempre pelas veredas pela justiça que a base do Seu trono.

            Na vida cristã a meditação é essencial. Quando meditamos na Lei do Senhor “dia e noite”, passamos a ver a vida com mais clareza. Deixamos de ser dominados pelo medo e passamos a ter a força para prosseguirmos, ir em frente, mesmo diante das adversidades pois sabemos: "Mas vocês não terão necessidade de lutar! Tomem seus lugares; fiquem tranquilos, e vejam a incrível operação de salvamento que Deus realizará por vocês, Ó povo de Judá e de Jerusalém! Não tenham medo, nem fiquem desanimados! Vão para lá amanhã, pois o Senhor está com vocês!”. II Crônicas 20: 17

            Com Cristo sempre somos levados a águas mais profundas, onde a bênção nos aguarda! Para isso, ouçamos ao nosso Capitão.

 

Oração: Senhor obrigado por este momento onde podemos reconhecer não somente o Teu Senhorio, mas ter a convicção de sermos guiados pelo Espírito Santo, a trilharmos o caminho da fé, sem perdermos a esperança. Amém.