Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 20/11/2018 - Amor reconciliação.

Alimento de Fé - 20/11/2018 - Amor reconciliação.

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 20/11/2018 06h42, última modificação 20/11/2018 06h42
“Porquanto, onde se reunirem dois ou três em meu Nome, ali Eu estarei no meio deles”. Mateus 18: 20.
Alimento de Fé - 20/11/2018 - Amor reconciliação.

 

Leia Mateus 18: 15 – 20.     

      

            Quando oramos precisamos ter a confiança de que o Senhor responderá cada uma das nossas orações todos os dias, porém precisamos entender que devemos orar para que a vontade soberana de Deus seja feita. Em todos os momentos.

            Fomos chamados para sermos expressão do amor de Deus para este mundo caótico. Uma das tarefas mais urgentes que temos como cristãos é através do amor buscarmos a reconciliação com nossos irmãos e irmãs, dentro dos princípios estabelecidos pelo Evangelho.

Neste trabalho devemos fazer o máximo para restaurar a confiança de uns para com os outros, de modo que nós, no mundo, sejamos testemunhas da força das Boas Novas, em Cristo Jesus, que traz luz e esperança a este mundo trevoso.

Na Igreja primitiva a força do evangelismo estava não em meras palavras adocicadas, palatável a sociedade da época, mas na demonstração de amor para com Deus e entre os cristãos. Não conseguimos transformar ninguém, o ser humano não pode ser explicado, mas através da presença do Cristo ressurreto, o milagre do “novo nascimento” acontece. Por isso precisamos deixar que a graça do Senhor nos conduza no caminho do amor e reconciliação.

Não podemos ter o mesmo comportamento de Caim: “Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?”. Gênesis 4:9. 

Às vezes é inevitável pronunciar verdades difíceis e embaraçosas; às vezes é necessário que as pessoas ouçam a verdade do Evangelho. Demasiadas vezes ouvimos "viva e deixe viver", expressão de um estilo de vida que não tem como base a verdade. Tal tolerância e respeito, reflete sim a indiferença ao que está acontecendo aos outros, podemos dizer que é uma forma de nos fecharmos em nós mesmos, “cada um na sua”. 

Às vezes falta-nos a coragem, amor e devoção, amor pelos outros para lembrá-los de que eles também são alvos do amor de Deus, que deseja ter um compromisso para com eles. Devemos orar para demonstrarmos o verdadeiro amor que procura o bem dos outros sem egoísmo.

Alguém um dia perguntou para um grupo de cristãos, qual seria o valor de uma alma humana. Então alguém respondeu: "O valor de uma alma humana é sua capacidade de tornar-se, não em igualdade, mas em similitude com Deus". Este é o verdadeiro valor de uma vida humana, fomos criados a imagem e semelhança de Deus.

            Deus está sempre atento às nossas orações quando a apresentamos com fé, amor e confiança em Sua misericórdia e perdão. Nós só precisamos ser persistentes na oração e nunca duvidar do amor de Deus por nós. Quando oramos juntos com os outros, estamos unidos não só com Deus, mas também uns com os outros.

Somos lembrados de que somos todos filhos do Pai Celestial e estamos totalmente inseridos em Sua Divina providência e cuidado. É necessário renovar a fé de que temos um Deus que está em nosso meio. Ele não é um Deus distante escondido em qualquer parte do universo, despreocupado sem afeição como o nosso destino, mas um Deus próximo e íntimo que conhece todas as nossas necessidades.

 

Oração: Senhor, ensina-nos a confiar em sua Divina Providência e a esperar Sua ação amorosa. Queremos aprender a ter um coração amoroso e perdoador como o Teu. Amém.