Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 10/09/2018 - No sacolejo da vida!

Alimento de Fé - 10/09/2018 - No sacolejo da vida!

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 10/09/2018 06h36, última modificação 10/09/2018 06h36
“De repente, sobreveio no mar uma violenta tempestade, de tal maneira que as ondas encobriam o barco”. Mateus 8: 24.,
Alimento de Fé - 10/09/2018 - No sacolejo da vida!

 

Leia Lucas 8: 23 – 27.

 

Na vida muitas vezes de maneira repentina as tempestades chegam, e nos pegam desprevenidos. Principalmente neste texto, onde a grande chuva, vem acompanhada com ventos fortes e no mar, não existe um ponto de apoio. É quase impossível não sentir medo, pois neste momentos percebemos a nossa limitação. 


Num primeiro momento percebemos o silencio de Jesus, pois neste momento Ele se encontrava dormindo. 


Imagine-se sentado neste barco pequeno e frágil, assim como os apóstolos, sendo jogados e virados pelas ondas furiosas do mar. Os piores medos também nos atingiriam; e Jesus dormindo.


Assim como fizeram os discípulos de Jesus, somos tentados a acordá-lo. Saiba que existe muitas pessoas que reagem desta maneira. Alguns o fazem reclamando, perdendo a esperança e até desistindo de orar, se entregando aos problemas sem, contudo, tentarem resistir. É interessante que no momento da tentação, nos sentimos como que perdendo o controle de nossas vidas, neste ponto é fácil perder toda a esperança. 


Mas não precisamos agir dessa maneira; em vez disso, primeiro precisamos reconhecer que não estamos sozinhos, mesmo estando dormindo Cristo está no mesmo barco. 


Deus não se afasta de nós em momentos de provações, Ele se aproxima muito mais, demonstrando Seu amor e desejo de nos ajudar a sairmos destes momentos, sendo mais do que vencedores. Mas para isso precisamos nos arriscar a vivermos pela fé; caso contrário o medo continuará crescendo e nos fazendo duvidar do agir do Senhor, o que nos torna inseguros e amargos. 


O silêncio de Deus, não significa indiferença. Cristo estava dormindo, mas acorda no momento em que é requisitado e faz o impossível acontecer. Quando existe o silêncio de Deus é preciso uma intensificação da fé, fé madura em um Pai amoroso. Precisamos sempre confiar no poder de Cristo.


A pedagogia eterna de Deus. Água, um barco, os apóstolos e Cristo, esta cena é repetida em outros momentos nos Evangelhos. A água é um símbolo da experiência da vida no nível puramente humano; o barco representa a experiência da fé em um nível sobrenatural – ele representa nossa vida com Cristo. Cristo quer nos dizer aqui que nunca devemos permitir que as sacolejadas da vida sobrecarreguem nossas experiências de fé. 


Nossa vida de fé não pode ser circunstancial, determinada pelos sacolejos da vida. Temos que viver na dimensão de uma fé profunda, que nos revela a ação de Deus, a sabedoria de sua providência e o objetivo final da eternidade. A fé nos faz reconhecer a presença de Cristo em nosso barco; A fé nos faz perceber que toda onda e todo vento é um convite para confiarmos em quem governa tudo. Pela fé, Deus pode consolar nossos corações, tranquilizar nossos medos e nos fazer receber a alegria, mesmo em meio a problemas e dificuldades que podem durar meses ou anos.

Oração: Senhor, estamos dispostos a fazer o que nos ordenar. Temos a tendência de pegarmos o caminho mais fácil, mais confortável. Sabemos que o caminho da vida cristã e estreito, onde os apertos existem. Que em Ti encontremos o apoio diante das sacolejadas da vida. Amém.