Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento da Fé - 17/09/2018 - Estenda a Mão!

Alimento da Fé - 17/09/2018 - Estenda a Mão!

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 17/09/2018 06h43, última modificação 17/09/2018 06h43
“Indignado, olhou para os que estavam ao seu redor e, profundamente entristecido com a dureza do coração deles, ordenou ao homem: “Estende a tua mão”. Ele a estendeu, e eis que sua mão fora restaurada”. Marcos 3: 5.
Alimento da Fé - 17/09/2018 - Estenda a Mão!

 

Leia Marcos 3: 1 – 6.

 

O cristianismo é liberdade em Cristo Jesus que é a intensa e profunda verdade. Porém, nós precisamos aprender a viver por esta verdade e não acrescentarmos mais nada, pois Jesus e a Sua Palavra é mais do que suficiente, para nos conceder a plena alegria. 
Marcos descreve o encontro de Jesus com um homem que tinha um problema físico.

Podemos entender a figura deste homem com a mão ressequida como sendo das pessoas que necessitam da “salvação” que há em Jesus. Alguns associam as enfermidades com a questão do pecado, mas não pensamos assim, pois se houvesse correlação este mundo já teria sido aniquilado, pois o pecado impera, mais do que queremos admitir. 


Entendemos que o ser humano separado de Deus, não consegue mais fazer as coisas como antes, por mais esforço que tenha, sua vida está ressequida, falta-lhe a água da vida. Deixou de expressar sua semelhança com o criador, perdeu a imagem divina. A mão ativa do homem tornou-se manca quando, desviando-se de Deus, seu coração tornou-se desalinhado. 


O homem descrito neste evangelho, no entanto, senta na sinagoga. Ele já busca o caminho que pudesse o levar a Deus. Ele não estaria lá, não esperaria nada de Deus, se não houvesse um desejo e uma compreensão de que somente pela fé poderia obter o que lhe faltava. Então ele houve Jesus o chamar para se pôr no meio. É um chamado para sair da inércia existencial para retornar a ter um relacionamento correto com Deus e consigo mesmo novamente. Somos criaturas de um Deus amoroso, que busca nos tornar filhos e filhas, Sua grande família. 


Neste encontro podemos dizer que este homem vivia de forma limitada. Porém, Jesus não apenas quer curá-lo, mas leva-lo a superar seus medos e receios. Jesus chama a este homem e diz: "Estenda a mão!" Quando a mão se estende, o homem revela sua fraqueza, diante de Jesus e de todas as demais pessoas. 


Muitas vezes este homem tentou esconder sua deficiência. Procurou manter a aparências para não revelar a sua incapacidade de fazer alguns tipos de trabalho. O estender da mão fazia parte do processo de cura. É um símbolo do desejo por Deus, para a salvação que somente ele poderia dar. Não importa o defeito de nossas “mãos” ao estendê-las em direção a Cristo a vida com certeza retornará com mais intensidade. 


Somente seguindo a orientações da Palavra de Jesus este homem foi curado. Seu sim à oferta de salvação de Jesus, sua fé e confiança fez com que o milagre acontecesse. Quão dramático e triste é o comportamento dos fariseus! Eles literalmente se mantinham afastados de Deus e se escondiam atrás do cumprimento das regras, o que servia mais à sua satisfação pessoal do que à busca sincera de Deus. 


Quando estendemos as nossas mãos para Cristo expondo as nossas limitações Ele nos aceita com amor e nos liberta de toda a força paralisante.

 

Oração: Senhor agradecemos-te por nos chamar para vivermos em novidade de vida. Queremos estender nossas mãos e sermos envolvidos em Teu abraço de Paz. Amém.