Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Visita ao museu Paulista e Pinacoteca

Visita ao museu Paulista e Pinacoteca

por Instituto Americano de Lins — publicado 16/11/2011 22h00, última modificação 19/02/2016 10h26
Visita ao museu Paulista e Pinacoteca

Alunos do IAL viajam a São Paulo, e visitam o Museu Paulista e a Pinacoteca

Durante todo o dia 13 de novembro de 2011, os 10 alunos classificados na 1ª Maratona “Semana da Pátria” passaram em São Paulo e visitaram o Museu Paulista e a Pinacoteca de São Paulo.

A viagem foi o prêmio para os primeiros 10 colocados de cada escola que participou da 1ª Maratona “Semana da Pátria”. A prova unificada foi aplicada no dia 04 de Outubro de 2011, que envolveu 254 alunos do ensino médio de várias escolas de Lins.

O passeio pelo Museu Paulista durou toda a manhã, e é mais conhecido como Museu do Ipiranga, sendo o mais antigo museu de São Paulo e foi inaugurado em 1895. O edifício em que ele está instalado foi projetado por Tommaso Gaudenzio Bezzi e construído, entre 1885 e 1890, para ser um Monumento em comemoração á proclamação da Independência.

O Museu Paulista é um museu de história, vinculado à Universidade de São Paulo desde 1963. Apresenta exposições relacionadas à formação das sociedades paulista e brasileira. Seu acervo é muito rico e diversificado, abrangendo coleções de objetos, pinturas e iconografia, documentação impressa e manuscrita.

Após um delicioso almoço, os alunos foram levados até a Praça da Luz, onde conheceram a Pinacoteca do Estado que é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX à contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, pertence à Secretaria de Estado da Cultura e é o museu de arte mais antigo da cidade.

A Pinacoteca realiza cerca de 30 exposições e recebe aproximadamente 500 mil visitantes por ano. O trabalho desenvolvido pela Pinacoteca do Estado de São Paulo visa aprimorar a experiência do público com as artes visuais por meio do estudo, da salvaguarda e comunicação de seus acervos, edifícios e memórias; da consolidação e ampliação desses acervos e do estímulo à produção artística.

Após um lanchinho, os alunos pegaram a estrada de volta para Lins, com certeza trouxeram desta viajem muito conhecimento, aprendizado e bons momentos do passado e a modernidade da arte no Brasil.

Todos os participantes da prova única receberão certificados, e os 10 primeiros colocados de cada escola, receberão o certificado na Câmara Municipal no dia 02 de dezembro de 2011.

registrado em: