Visita ao Museu Histórico
por Instituto Americano de Lins
—
publicado
26/08/2012 21h00,
última modificação
19/02/2016 10h27
Alunos do 3º ano C do Ensino Médio estiveram na manhã do dia 23 de agosto, para a primeira visita ao Museu Histórico e Arqueológico de Lins acompanhados pelo Profº Abraão Ferreira e pelo Pastor Silvio de Oliveira.
Os visitantes do IAL se encantaram com a estrutura e com as exposições, fazendo questão de parabenizar os funcionários pelo caráter inovador do local. Receberam ainda explicações e orientações das peças expostas e de tudo o que o local oferece pelas monitoras e funcionários do Museu.
O Museu que foi inaugurado no último dia 4 de agosto está instalado na estação ferroviária (ao lado do CSU), onde também funcionou a sede do 44º BPM/I (Polícia Militar) e o quartel do Corpo de Bombeiros. A idéia surgiu a partir do diálogo entre pesquisadores, comunidade de Lins e região e Prefeitura Municipal. Desde 2008 foram realizadas ações com diferentes grupos, como a Terra Indígena Icatu, a comunidade japonesa, moradores da rua Ceará, trabalhadores rurais, descendentes gregos, professores e alunos do ensino público e provado, entre outros segmentos que contribuíram para a formação de um museu de vocação comunitária.
Essas atividades resultaram nas três primeiras exposições do museu. Mais que isso, criaram espaços de debate e de reflexão sobre o passado da região, tornando possível pensar a atualidade e o futuro.
Além das peças históricas há também um vagão de passageiros restaurado da antiga NOB, uma oca indígena e Casa de Caboclo. Outras atrações como as coleções da ABCEL, peças trazidas do Mato Grosso do Sul, Exposição Externa que é composta por painéis que dialogam com diferentes estruturas arquitetônicas, Exposição de Longa Duração “Território da vida, palco da diversidade” que apresenta diferentes olhares sobre a vida cotidiana da região e Exposição de Curta Duração “Nós por nós mesmos” realizada por diferentes grupos regionais, que contam suas histórias e sonhos e Espaço do Torcedor Linense, para que os fanáticos possam deixar sua marca no mural.
O atendimento ao público é gratuito e o horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.
registrado em:
Ensino Médio