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Homenageamos os/as professores e professoras das Instituições Educacionais Metodistas

por Instituto Americano de Lins — publicado 15/10/2014 21h00, última modificação 19/02/2016 10h31

Homenageamos os/as professores e professoras das Instituições Educacionais Metodistas por ocasião dessa data tão especial, o Dia do Professor. Ser um/a educador/a é mais do que um trabalho, é uma missão honrosa e de grande impacto na sociedade.

John Wesley, o fundador do Movimento Metodista, sempre considerou a Educação como uma missão intrínseca a todos os seres humanos comprometidos com a justiça, a sabedoria e a paz, bases do que é reconhecido no meio cristão como Reino de Deus.

Aproveitamos para partilhar os dez princípios gerais da perspectiva metodista na educação, que podem ser encontrados no documento disponível em http://goo.gl/7t3Odc, preparado pela Igreja Metodista no Reino Unido, nascedouro do movimento metodista.

Ensejamos votos de que as forças de todos/as docentes sejam renovadas para que continuem a exercer seu importante trabalho, com o brilhantismo e compromisso que sabemos marcar a atuação de cada um.

Que Deus os/as abençoe.

 

Paulo Borges Campos Jr 
Presidente do Conselho Administrativo        


Wilson Zuccherato
Diretor Geral

 

 

Os dez princípios gerais da perspectiva metodista na educação

 

1.    Educação nunca deve ser limitada a fins utilitários. Trata-se da construção da sabedoria para que as pessoas possam dar uma direção correta para a sua vida em um mundo em rápida mutação e complexo.

 

2.    Todos os meninos e meninas, homens e mulheres, merecem ter suas necessidades educacionais atendidas e isso requer uma diversidade de abordagens.

 

3.    A educação deve promover uma atitude questionadora, que evita doutrinação e procura a verdade por meio da razão, da investigação e debate baseado na liberdade de pensamento e de expressão.

 

4.    Educação não é apenas sobre o que aprendemos como indivíduos. Também é o que nós aprendemos juntos como comunidades. Trata-se de estimular o respeito mútuo e a compreensão, valorizando a importância do perdão, reconciliação e o respeito à diversidade cultural.

 

5.    Educação deve promover a nossa compreensão de Deus e isso inclui incentivar as pessoas a encontrar Cristo de maneiras que possam mudar suas vidas enquanto mostrando sensibilidade às opiniões daqueles de outra ou nenhuma fé.

 

6.    Educação é um veículo de Deus, portanto, o Estado não deve ter o monopólio da educação. A Igreja deve oferecer suas próprias formas de educação formal e informal, para encarnar o melhor que uma educação fundamentada em valores éticos cristãos pode oferecer.

 

7.    Fornecer os modelos certos é intrínseco a uma boa educação. Nesse contexto, responsabilidades familiares são de extrema importância e o ensino deve ser visto como uma vocação, que implica em enormes responsabilidades e não apenas uma forma de organização econômica.

 

8.    Educação tem a ver com a realização do potencial humano em todas as fases da vida e é, portanto, um processo contínuo e permanente. Trata-se também de desenvolver o caráter, crescendo em bondade e na busca da perfeição.

 

9.    A educação deve promover a autodisciplina, o trabalho sério e o reconhecimento de que quanto mais nos é dado mais é esperado de nós. Deve preparar as pessoas para escolher hábitos corretos e ter uma vida de serviço aos outros.

 

10. A educação deve ser um instrumento para reformar e remodelar a sociedade, pela não-manutenção do status quo. Deve incentivar as pessoas a querer mudar o mundo para melhor. Isto inclui a responsabilidade socioambiental pelo bem-estar do mundo que Deus criou.

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