Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Final do Concurso de Recitação proporcionou aprendizado e emoção

Final do Concurso de Recitação proporcionou aprendizado e emoção

por Instituto Americano de Lins — publicado 06/11/2013 22h00, última modificação 19/02/2016 10h29
Final do Concurso de Recitação proporcionou aprendizado e emoção

No dia 1º de novembro de 2013 ocorreu a final do Concurso de Recitação promovido pela  disciplina de Produção textual do IAL. Os alunos dos sextos anos do ensino fundamental II estiveram no Salão Nobre, onde a leitura de textos proporcionou um aprendizado sistematizado sobre a disciplina e provocou  muitas emoções, tanto nos alunos que disputaram os primeiros lugares como nos colegas de sala de aula que organizaram torcidas para incentivar os classificados.
Iniciado no mês de setembro, os alunos receberam as primeiras orientações sobre a recitação (leitura em voz alta) na Biblioteca Municipal, onde também tiveram a oportunidade de exercitar o aprendizado. Foram dois meses de orientações, treinamentos e outras atividades textuais que serviram como apoio para a efetização do projeto.

No dia 18 de outubro , mais 80 alunos dos sextos anos I e II realizaram a primeira fase classificatória lendo os seguintes gêneros textuais: contos, crônicas, poesias entre outros (os gêneros foram escolhidos pelos candidatos). No dia 25 de outubro houve a segunda fase classificatória onde permaneceram 13 alunos para disputarem 6 vagas da grande final. Foram eles: Luis Antonio Batista da Silva, Milena Novaes Cruz, Ana Júlia Facchini de Almeida, Sophia Elias da Cruz Freitas (3º lugar); Mariana Beatriz Gonçalves Mirandola (2º lugar) e Luka Gabriel Trindade Malheiro (1º lugar).

Alunos dos quintos anos do ensino fundamental I foram convidados a assistir uma das etapas do projeto educativo com o objetivo de demonstrar-lhes o conteúdo programático da disciplina, além de proporcionar-lhes o conhecimento de alguns professores e dos colegas de sextos anos que, a partir de 2014, farão parte desse importante período escolar.

A Diretora Pedagógica Arlene Charantola esteve presente e falou da importância do projeto desenvolvido que visa  “incentivar os alunos à leitura, apresentá-lhes diversos gêneros textuais e propiciar o gosto pelas artes, nomeadamente, pela literatura. Pelas estatísticas da biblioteca e pelas declarações dos alunos comprovamos que o projeto fez a diferença, tanto na quantidade de livros que foram lidos, como na visão positiva de tudo o que a leitura pode propiciar-lhes na vida escolar e na vida pessoal de cada um.“

Segundo o Prof. Mauro S. Ribeiro, professor da disciplina de Produção textual, o objetivo foi alcançado, pois os alunos demonstraram o aprendizado: “incentivei todos a treinar em casa e a grande maioria levou a sério, disseram que leram bastante durante todo o período da competição na expectativa de fazer bonito no concurso. Fato que efetivamente ocorreu,  mesmo num ambiente diferenciado com microfone, platéia, professores e com a diretora.”

O professor ressalta que a leitura amplia nosso entendimento do mundo, propicia o acesso à informação com autonomia, permite o exercício da fantasia e da imaginação e estimula a reflexão crítica, o debate e a troca de idéias.  “A leitura é uma condição prévia para a escrita de todos tipos de  textos, pois estes leitores, além de terem o que dizer, eles já terão aprendido mecanismos para o fazer. É um dos meios mais eficazes de desenvolvimento sistemático de linguagem e da personalidade, pois trabalhar com a linguagem é trabalhar com o ser humano, é um dos instrumentos essenciais para que o indivíduo construa seu conhecimento e exerça a cidadania.” finalizou.

A Professora Flávia Grella Bellini, que participou como júri do concurso relatou que a escolha dos finalistas foi dificílima; “Apesar das dificuldades, muitos demonstraram total domínio da leitura e, em alguns casos, o critério de desempate foi determinado por mínimos detalhes.” A responsável pela biblioteca da escola Fátima Aparecida Postigo Medina disse que não se surpreendeu com o resultado positivo do projeto “porque o número de empréstimo de livros da biblioteca aumentou consideravelmente desde setembro, quando o Concurso foi anunciado. “

Prof. Mauro S. Ribeiro

registrado em: