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Final do Concurso de Recitação no IAL proporcionou aprendizado e emoção

por Instituto Americano de Lins — publicado 19/11/2014 22h00, última modificação 19/02/2016 10h31
Final do Concurso de Recitação no IAL  proporcionou aprendizado e emoção

Final do Concurso de Recitação no IAL  proporcionou aprendizado e emoção  

Projeto envolveu mais de cem (100) alunos do ensino fundamental II;, aumentou empréstimo de livros na biblioteca e comprovou a eficácia do aprendizado

 

Durante a primeira quinzena do mês de novembro ocorreu a final do Concurso de Recitação promovido pela  disciplina de Produção textual do Instituto Americano de Lins (IAL). Os alunos dos sextos anos do ensino fundamental II estiveram no Salão Nobre do IAL, onde a leitura de textos proporcionou um aprendizado sistematizado sobre a disciplina e provocou  muitas emoções, tanto nos alunos que disputaram os primeiros lugares como nos colegas de sala de aula que organizaram torcidas para incentivar os classificados. O aluno Luiz Felipe Piani Trinca, representante do sexto ano I, saiu com o primeiro lugar. No ano passado o aluno Luka Gabriel - hoje no sétimo ano II - foi o vencedor e, como convidado,  entregou o título ao sucessor.

Iniciado no mês de setembro, os alunos receberam as primeiras orientações sobre a recitação (leitura em voz alta) na Biblioteca Municipal, onde também tiveram a oportunidade de exercitar o aprendizado. Foram dois meses de orientações, treinamentos e outras atividades textuais que serviram como apoio para a efetização do projeto.

Na primeira fase , mais de cem (100) alunos dos sextos anos I, II e III realizaram a primeira fase classificatória lendo os seguintes gêneros textuais : contos, crônicas, poesias entre outros. Na segunda fase permaneceram dezoito (18) alunos para disputarem cinco vagas da grande final. Eles  receberam um certificado de “Honra ao Mérito”, depois de serem anunciados pela Comissão julgadora formada pelas professoras Marisa, Flávia Grella e Fátima (Lívia Ayumi, Amanda Trota, Natally e Pedro Zanetti).

O projeto foi oportunizado na disciplina de Produção textual, ministrada pelo Prof. Mauro Ribeiro para reforçar a orientação dada aos alunos durante o ano. Na semana passada, os alunos receberam a visita do personagem “Super Leitor” para demonstrar a importância da leitura na vida das pessoas. “Estamos complementando as aulas de todas as formas; com personagens, provas de livros, visita semanal à biblioteca, textos escritos e agora fechamos o ano com chave de ouro realizando a final do Concurso de recitação”- diz o professor.

A Diretora pedagógica Arlene Charântola esteve presente e falou da importância do projeto desenvolvido que visa  “incentivar os alunos à leitura, apresentá-lhes diversos gêneros textuais e propiciar o gosto pelas artes, nomeadamente, pela literatura. Pelas estatísticas da biblioteca e pelas declarações dos alunos comprovamos que o projeto fez a diferença, tanto na quantidade de livros que foram lidos, como na visão positiva de tudo o que a leitura pode propiciar-lhes na vida escolar e na vida pessoal de cada um.“

Segundo o Prof. Mauro S. Ribeiro, professor da disciplina de Produção textual, o objetivo foi alcançado, pois os alunos demonstraram o aprendizado: “incentivei todos a treinar em casa e a grande maioria levou a sério, disseram que leram bastante durante todo o período da competição na expectativa de fazer bonito no concurso. Fato que efetivamente ocorreu,  mesmo num ambiente diferenciado com microfone, platéia, professores e com a diretora.”

O professor ressalta que a leitura amplia nosso entendimento do mundo, propicia o acesso à informação com autonomia, permite o exercício da fantasia e da imaginação e estimula a reflexão crítica, o debate e a troca de idéias.  “A leitura é uma condição prévia para a escrita de todos tipos de  textos, pois estes leitores, além de terem o que dizer, eles já terão aprendido mecanismos para o fazer. É um dos meios mais eficazes de desenvolvimento sistemático de linguagem e da personalidade, pois trabalhar com a linguagem é trabalhar com o ser humano, é um dos instrumentos essenciais para que o indivíduo construa seu conhecimento e exerça a cidadania.” finalizou.

A Professora Flávia Grella Bellini, que participou como júri do concurso relatou que a escolha dos finalistas foi dificílima; “Apesar das dificuldades, muitos demonstraram total domínio da leitura e, em alguns casos, o critério de desempate foi determinado por mínimos detalhes.” A Professora Marisa se emocionou e confessou que foi difícil escolher o vencedor. A responsável pela biblioteca da escola Fátima Aparecida Postigo Medina disse que não se surpreendeu com o resultado positivo do projeto “porque o número de empréstimo de livros da biblioteca aumentou consideravelmente desde setembro, quando o Concurso foi anunciado. “

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