Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Festival de teatro encerra ano letivo no IAL

Festival de teatro encerra ano letivo no IAL

por Instituto Americano de Lins — publicado 14/12/2014 22h00, última modificação 19/02/2016 10h31
Festival de teatro encerra ano letivo no IAL

Alunos dos oitavos anos complementaram o aprendizado com encenações

O ano letivo do Instituto Americano de Lins (IAL) terminou com um festival de teatro, cujos temas foram representados pelos alunos dos oitavos anos do ensino fundamental II no salão nobre da instituição. Os estudos do gênero textual “Teatro” iniciaram-se com atividades teóricas na sala de aula e, à medida que os conhecimentos foram evoluindo, os grupos começaram a ensaiar as adaptações baseadas em “Hamlet” de Sheakespeare; nos contos de fadas “João e Maria” e “Cinderela”; representações sobre intimidades publicadas nas redes sociais; sobre a intervenção de Jesus Cristo na vida dos homens; sobre os transtornos causados pelas drogas e até a encenação de uma pescaria entre amigos.

Segundo o Professor Mauro Ribeiro, da disciplina de Produção textual, todos os gêneros textuais aprendidos no ensino fundamental recebem um complemento prático. Ele afirma que “atualmente o ensino teórico não é suficiente para os alunos internalizarem o aprendizado e as atividades práticas tem muito mais possibilidades de memorização”.  Nesse caso, além do texto teatral,  os alunos aprenderam diversas habilidades como espírito de equipe, colaboração, expressão corporal, oralidade (em público), entre outras. “Pelo enorme conteúdo pedagógico que conseguimos abranger nesse gênero textual, torna-se imprescindível um aprofundamento dos estudos, pois os alunos começam a se preparar para as diversas situações que a vida lhes traz” - complementa o professor.

Não é a primeira vez que a encenação teatral encerra o ano letivo dos oitavos anos, pois no ano passado os alunos representaram uma adaptação do livro “Capitães da areia”, de Jorge Amado, muito solicitado por diversos vestibulares do país. Em 2014, a mudança na forma e no conteúdo de representação foi aceita depois que todos os alunos opinaram sobre qual a maneira que eles gostariam de fazer, motivando-os à criação e à adaptação de textos.

A Diretora pedagógica Arlene Charântola esteve presente incentivando os alunos e parabenizou-os pela disciplina, união e desempenho postos à prova na última avaliação do ano. Ela ressaltou que “O IAL faz a diferença e a prova está aqui; em pleno mês de dezembro comprovamos o esforço contínuo do corpo docente voltado ao aprendizado de verdade dos alunos. Parabéns à todos”.

registrado em: