Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia da Bandeira

Dia da Bandeira

por Instituto Americano de Lins — publicado 27/11/2013 22h00, última modificação 19/02/2016 10h29
Dia da Bandeira

No dia 19 de novembro comemoramos o Dia da Bandeira com atividade cívica para os alunos do Ensino Fundamental I.
Os alunos Matheus Xavier (4º ano I) e Ricardo Pereira (4º ano II) contaram a história do Dia da Bandeira e curiosidades.

História do Dia da Bandeira
Nessa data ocorrem comemorações cívicas, normalmente acompanhadas do canto do Hino à Bandeira. A bandeira foi adotada pelo Decreto nº 4, no dia 19 de novembro de 1889. Este decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do Governo Provisório.

A bandeira do Brasil foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, que foi no dia 15 de novembro de 1889. Assim como as demais bandeiras, cujas cores geralmente têm algum significado, a bandeira do Brasil tem as cores ligadas aos símbolos nacionais.

O nosso verde significa nossas matas e também traz à lembrança o primeiro objeto que funcionou como bandeira: os ramos arrancados das árvores pelos homens primitivos em atitude de alegria.

O nosso amarelo representa a riqueza mineral e a aventura dos bandeirantes à procura do ouro. Uma interpretação mais poética faz com que imaginemos o amarelo como o sol que brilha em nosso céu, astro que garante as condições da sobrevivência humana.

O azul significa o nosso céu e também uma homenagem à Nossa Senhora, padroeira de Portugal e do Brasil.

O branco simboliza a paz, incluindo os brasileiros aos povos que enxergam Deus como plenitude do ser e do poder, assim como o branco é a plenitude das cores.  
Além de todas essas cores, a bandeira brasileira tem 27 estrelas que correspondem às 26 unidades federativas brasileiras e o Distrito Federal. Na faixa que corta a bandeira nacional estão escritas as palavras “Ordem e Progresso”. Isso significa decisão e visão clara dos problemas da pátria e também meta de ascensão para os homens de valor.

Curiosidades sobre a bandeira brasileira: 

- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.

- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.

registrado em: